Alunos de escolas públicas do DF lançam revista

Adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal lançam, nesta terça-feira (09), a revista Descol@dos – uma publicação produzida pelos jovens desde a linha editorial até o projeto gráfico. O lançamento acontece às 14h30, no Plenário 7 da Câmara dos Deputados. Um dos objetivos da publicação é disseminar o debate acerca de Direitos Humanos e Orçamento Público a adolescentes de todo o DF. A iniciativa é fruto do projeto “Onda: adolescente em movimento pelos direitos”, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e tendo como apoiadores a KinderNotHilfe (KNH), uma organização alemã dedicada aos direitos da criança e do adolescente, e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
O processo de construção da revista é caracterizado por uma rica experiência pedagógica. Antes de conceber a revista, os alunos participaram de oficinas em diversas áreas dos Direitos Humanos como: relações de gênero, diversidade sexual, desigualdades de raça, violência e exploração sexual com o objetivo de garantir olhar livre de preconceitos e de linguagem preconceituosa. Temas como orçamento público, direitos humanos, política nacional e internacional, transporte público e sexualidade são discutidos em reuniões de pauta e os escolhidos se transformam em matérias que compõem a revista “Descol@dos”. Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Acioli, a idéia da produção da revista surgiu há dois anos.
“Conheci a Revista Viração, uma publicação concebida e feita por jovens de todo o Brasil. Percebi então o potencial comunicativo da proposta e entendi que poderíamos contribuir para alastrar nossos debates se os próprios adolescentes escrevessem as matérias e investigassem o orçamento público destinado à realização de seus direitos. Em cada escola observamos que havia temas diferentes que mobilizavam os/as estudantes. Daí foi bastante fácil motivá-los”, afirma.