Alunos da rede pública recebem a 4ª edição do Projeto Repente na Escola

O Projeto Repente na Escola – 4ª Edição realiza, a partir de quarta-feira (23), dez apresentações gratuitas do repentista João Santana, sempre em dupla com repentistas especialmente convidados (Valdenor de Almeida, João Neto, Chico Ivo e Chico de Assis) em escolas da rede pública de ensino em Ceilândia, Cidade Estrutural, Itapoã, Varjão e Águas Lindas de Goiás. Serão dois shows em cada uma das cinco cidades. Cada apresentação tem um público estimado de 400 estudantes.
O folheto de cordel de divulgação do projeto traz informações básicas sobre a arte do repente, com aspectos geográficos, históricos e sociais. O texto em Literatura de Cordel do folheto de divulgação narra resumidamente a origem e expansão da Arte do Repente Nordestino no Brasil e cita a relevância cultural da Casa do Cantador, espaço/setor da Secretaria de Cultura do DF, situado em Ceilândia.
O projeto em sua 4ª Edição é a continuidade das primeiras edições do projeto executado pelo proponente, respectivamente, em 2004, 2012 e 2013, que levou com grande êxito a Arte do Repente a um público total de aproximadamente 15 mil alunos e servidores da rede pública do Distrito Federal e Entorno em mais de 35 apresentações gratuitas do repentista João Santana acompanhado pelo repentista Chico de Assis e por diversos repentistas do DF.
Uma apresentação de repentistas, além de proporcionar momentos de descontração, reflexão e contemplação, pode ser um instrumento pedagógico na linha do que dizia Paulo Freire sobre o fato de que “a melhor maneira de atingir a consciência do povo é passando por seu coração”. O evento é direcionado aos alunos e aberto a toda comunidade escolar (parentes, convidados e amigos dos estudantes) .
Serviço 
Repente na Escola 
Dia 23 de julho – Varjão (Escola Classe do Varjão, Q 07 Lote 02)
11h e 14h30
Dia 28 de julho – Ceilândia (CEF 19, QNN 18/20)
8h e 14h30
Estrutural, Águas Lindas e Itapoã (datas e horários a definir)