Alunas do CEM Urso Branco chegam à final da Olimpíada de Geografia
Duas estudantes do Centro de Ensino Médio Urso Branco, no Núcleo Bandeirante, conquistaram o primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Com a vitória em agosto, elas garantiram a vaga para representar Brasília na final nacional, que ocorre em novembro, em Campinas (SP).
Isadora da Silva Brito, 17 anos, e Isabela Santos de Almeida, 16 anos, fazem parte de uma vitoriosa trajetória do CEM Urso Branco, que desde 2023 utiliza o projeto Liga Geo Olímpica com o objetivo de estimular estudantes a participarem de competições acadêmicas. E o incentivo deu resultado. Compondo a equipe Nebulosa de Hélix, a dupla do segundo ano do ensino médio conquistou o primeiro lugar entre as escolas públicas da capital na fase estadual.
Para a professora Ilka Lima Hostensky, a Olimpíada de Geografia vai muito além de uma competição. “Toda esta experiência amplia o olhar dos estudantes sobre a sociedade. Também é um exercício de cidadania, porque ajuda a entender como as questões sociais se refletem no espaço geográfico.”
A educadora ainda ressalta que a participação de estudantes em competições neste nível vai além do aprendizado: pode abrir portas. “Várias universidades, exemplo da USP, Unicamp, UFMG e UFRJ oferecem bônus na pontuação ou vagas reservadas para medalhistas. Isso representa uma oportunidade importante para o futuro profissional dos alunos que participam”, explica Ilka. “O mais importante é fortalecer a autoestima dos alunos e mostrar o quanto a escola pública pode formar talentos de alto nível”, comemora a professora.
Edição: Vanessa Galassi