Estudantes com altas habilidades de Taguatinga lançam coletânea

Estudantes do Polo de Altas Habilidades/Superdotação de Taguatinga, vinculado ao Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB), lançaram, nessa terça-feira (11), no Alameda Shopping de Taguatinga, o livro “Entre versos, prosa e sonhos: viagens que só a escrita permite” – uma coletânea literária que reúne poemas, crônicas, contos, acrósticos e outros gêneros textuais.

O livro representa a culminância dos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação de Taguatinga Área de Linguagens e é fruto de um projeto intitulado “Somos Linguagens”, orientado pela professora Conceição M. A. de Araújo Guisardi, da Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação – Linguagens, e celebra o talento e a parceria entre escola e família.

A iniciativa segue o modelo triádico de Joseph Renzulli, abordagem teórica e metodológica adotada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e pelo Ministério da Educação (MEC) para o atendimento a estudantes com comportamento de Altas Habilidades/Superdotação.

Mais do que um exercício literário, a coletânea representa um trabalho colaborativo entre escola e família. Além das produções dos estudantes, o livro conta com textos escritos pelos pais, o que fortalece o vínculo entre os diferentes agentes do processo educativo. As famílias contribuíram com doações que possibilitaram a publicação da obra.

O projeto recebeu o apoio de diversos parceiros e instituições, dentre eles: Priscila Eduardo de Oliveira Nogueira e Marta Vieira Mendes (professoras itinerantes), Letícia Papa Vila Verde (professora de arte), Débora Moraes Macedo (professora de robótica), Jezi Alecrim (gerente de marketing do Alameda Shopping), Valéria Rocha (analista de marketing do Alameda Shopping), Sinpro-DF, PIBID/UnB, CRE de Taguatinga e o próprio CEMAB.

Com o lançamento da coletânea, o grupo celebra não apenas a criatividade e o talento de seus estudantes, mas também a importância do trabalho em rede e da valorização das múltiplas linguagens que compõem o processo educativo.

Confira fotos no álbum do Facebook do Sinpro:

https://www.facebook.com/share/p/1Y1APZGrz5/