Sinpro completa 38 anos na luta
Nesta terça-feira (14/3), o Sinpro completa 38 anos de luta fazendo o que sabe melhor: lutando para transformar a história da carreira Magistério Público do DF.
Não à toa, amanhã damos início a nossa greve, integrando o movimento nacional pela Educação. >>> Clique aqui e leia o Manual da Greve
A luta do Sinpro se confunde com a luta da sociedade do Distrito Federal na busca incessante por liberdades, por democracia, por melhores salários e condições de trabalho, por ética na política, por respeito aos trabalhadores, por uma escola pública de qualidade para todos e todas.
Mas é fundamental dizer que nada dessa história seria possível sem o empenho, o comprometimento e a consciência de classe dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais em torno de sua representação – o Sinpro-DF.
História – Em 14 de março de 1979 nascia o Sindicato dos Professores no Distrito Federal, entidade de luta reconhecida como uma das mais importantes do Brasil. Desde então, a categoria tem conquistado importantes vitórias. As lutas contra a perda de direitos e por melhorias salariais e de trabalho digno para os professore(as) foram duras, mas a garra de todos(as) nos levou a diversas vitórias.
Mesmo com tantas dificuldades o Sinpro se consolidou como uma entidade de luta, se engajando em todas as batalhas por igualdade, respeito, democracia e solidariedade que mobilizaram a sociedade brasileira ao longo desse tempo. De 5.485 filiados no primeiro ano, passamos hoje a mais de 35 mil sindicalizados(as).
Desde a sua fundação, ainda como Associação Profissional dos Professores do DF, foram muitos desafios, não apenas pela garantia de uma educação pública de qualidade. De lá para cá acabou a ditadura, a duras penas foi conquistada a redemocratização e uma nova Constituição que deu mais liberdade à livre organização dos(as) trabalhadores(as). Durante esse tempo as lutas foram árduas contra a perda de direitos, contra a visão neoliberal do Estado mínimo, contra a flexibilização da legislação trabalhista e por melhorias salariais e de trabalho para a categoria.
Mas a despeito de todas as dificuldades, o Sinpro se consolidou ao longo do tempo como uma entidade cutista, de classe e de luta, se engajando em todas as batalhas por igualdade, respeito e solidariedade que mobilizaram a sociedade brasileira ao longo desse tempo.
Por sermos uma categoria aguerrida, na mesma medida em que são os desafios, a nossa capacidade de união e combate é o que nos assegura e fortalece nas horas mais difíceis, como nos enfrentamentos que tivemos no ano passado em prol da valorização da carreira, das condições de trabalho e do cumprimento das leis que tangem o magistério público do DF.
Estes 38 anos são só o começo de muitos outros que virão com o Sinpro e a categoria unidos e mobilizados por avanços e novas conquistas! Parabéns a todos e todas que não desistiram da luta e constroem esta história.
Nossa luta e nossa história continuam!!!
>>> Clique aqui e leia o Manual da Greve