Estudantes do CEF-PAN, em Ponte Alta Norte, estão sem aula por falta de água

A Regional de Ensino do Gama suspendeu, nesta semana, as aulas do Centro de Ensino Fundamental – Ponte Alta Norte (CEF-PAN) por falta de água. A empresa contratada que fornecia a água com caminhões-pipas interrompeu os serviços alegando falta de pagamento do Governo do Distrito Federal (GDF).
Essa situação de intermitência de aulas e quebra da normalidade do ano letivo já se arrasta há mais de um ano, desde que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) suspendeu o fornecimento o fornecimento de água alegando contaminação. Toda semana a escola tem de reduzir horários, dispensar estudantes ou, até mesmo, suspender as aulas. Em vez de resolver o problema do abastecimento de água na escola e na região, o GDF remedia com fornecimento por caminhões-pipas.
O CEF-PAN é uma escola rural que atende a mais de 300 estudantes do Ensino Fundamental e a água consumida na instituição advinha de lençol freático situado na região. Com o diagnóstico de contaminação, a Caesb passou a fornecer a água por meio de caminhões-pipas de 24h em 24h.
“Com a greve dos funcionários da Caesb, o serviço foi suspenso e o GDF contratou uma empresa para mantê-lo. Contudo, por falta de pagamento, a empresa interrompeu o fornecimento. Estamos completamente sem água há mais de uma semana”, informa Neurilene de Jesus, professora de Atividades da escola.
A professora disse que a Regional do Gama, a quem a escola está submetida, prometeu tentar resolver o problema até esta quinta (15/9). A diretoria colegiada do Sinpro-DF entende que, em vez de remediar a situação com entrega de água por meio de caminhões-pipa, o GDF deve resolver o problema de abastecimento de água não só da escola, mas também da região, onde há outras instituições da rede pública de ensino, como o Centro Educacional Casa Grande (CED-Casa Grande).
img-20160914-wa0011   img-20160914-wa0010
img-20160914-wa0012  img-20160914-wa0013