Estudantes do CEF 12 de Ceilândia realizam projeto na Chácara do Professor

A Chácara do Professor foi palco de um projeto desenvolvido pelo Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia. Na terça-feira (22) cerca de 20 estudantes do CEF 12 realizaram mais uma ação do Projeto Rastros no Cerrado, que neste ano teve como tema o Consumo Sustentável.  O projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da utilização responsável, consciente e solidária dos recursos naturais e para a boa qualidade de vida.
A primeira atividade na Chácara do Professor consistiu na instalação de uma caixa de abelha nativa (sem ferrão) da espécie conhecida popularmente como mirim. O CEF 12  através do projeto foi a primeira escola do Distrito Federal a iniciar a implantação de um meliponário na Chácara do Sinpro e que será usado como ferramenta de Educação Ambiental. Os(as) alunos(as) em seguida puderam conhecer as tecnologias socioambientais aplicadas às construções sustentáveis tais como: superadobe, taipa pilada, telhado verde, sanitários compostáveis, dentre outras.
Depois, em um esquema de mutirão, os(as) alunos(as) plantaram 50 mudas, sendo a maioria de espécies do cerrado para ajudar na preservação das nascentes, além de ajudar em outros serviços  ambientais. Depois do almoço, os estudantes fizeram uma pequena trilha, onde foi feita uma pausa para leitura da Carta da Terra.
O projeto realiza diversas ações através de palestras, vídeos, leitura de livros e jornais, oficinas, cartazes, saídas de campo, seminários, dentre outras ações que ocorrem durante o ano letivo tanto no período normal de aula, quanto no contraturno com os monitores ambientais. Vale destacar que o projeto dialoga com diferentes componentes curriculares (Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Arte),  propondo-se  assim a interdisciplinaridade. É imprescindível aproveitar a escola como espaço privilegiado para as discussões ambientais, trabalhando conteúdos mais significativos para os educandos e propor uma Educação Ambiental mais crítica, tendo os mesmos como protagonistas do processo.
A iniciativa conta com a participação da COM-VIDA, 58 alunos (monitores ambientais) atuando como multiplicadores, alguns professores(as) e outros(as) funcionários(as) da escola que atuam como colaboradores do projeto.
O coordenador do Projeto Rastros no Cerrado, Professor Egbert Amorim, agradeceu a todos pela participação e colaboração nas ações realizadas no projeto em 2015.