Professores protestam em Taguatinga e marcham rumo à residência oficial do GDF

Professores da rede pública do DF fazem na manhã desta quinta-feira (29), no centro de Taguatinga, um piquetaço em favor da greve da categoria. O grupo se dirige à Residência Oficial de Águas Claras. Eles cobram o pagamento do reajuste salarial. O ato ganhou força depois que policiais usaram bombas de efeito moral e disparam tiros de bala de borracha contra grevistas na quarta (28).
Cerca de 300 professores participam da manifestação em Taguatinga. Às 9h40, o grupo decidiu sair de Taguatinga e caminhar até a Residência Oficial de Águas Claras, onde o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) despacha eventualmente. Uma faixa da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está inteditada no sentido Plano Piloto.

O sindicato da categoria vai entrar com denúncia na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa e também vai se reunir com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para pedir providências.

Segundo Rosilene Correa, diretora do Sinpro, a ação da polícia foi abuso de poder, “já que estávamos nos preparando para ir embora. Nada justifica aquela truculência.”
Rafael dos Santos, professor de Ceilândia, disse estar indignado com a forma como os colegas foram tratados: “Foi um absurdo, logo neste momento que a categoria está massacrada pelo governo, eles usam da violência. Professor no chão, algemado é inaceitável.”
(Do Metrópoles)