Vem aí o 28º Festival de Música Popular do Gama

O Festival de Música Popular do Gama celebra 36 anos com a realização de 27 edições, repletas de atividades artístico-culturais que primam pela qualidade técnica e conteúdo relevante. O evento propicia grande contribuição ao desenvolvimento do processo cultural e ao fomento à democratização do acesso e da produção artística musical. Sua abrangência ultrapassa as fronteiras do Distrito Federal e se estende para diversos estados do país. Esta edição será realizada com o apoio do Sinpro-DF, que em parceria com a Comissão Organizadora do FMPG irá promover Oficinas de Musicalização e Sustentabilidade Ambiental na rede pública de ensino do DF.

O FMPG resgata a função dos Festivais de Música Popular das décadas de 1960 e 1970 e reafirma a vocação de revelar intérpretes, compositores e instrumentistas, além de favorecer a formação de plateia.

Em 2015, o festival segue como um baluarte e mantém sua tradição de promover o intercâmbio de experiências entre um grande número de artistas do DF e de outras regiões do país. Em todas as edições competitivas, ocorrem apresentações dos concorrentes em paralelo aos shows com artistas consagrados.

Sua relevância também se destaca pelos nomes de peso que por lá já passaram: Capital Inicial, Plebe Rude, Mel da Terra, Geraldo Azevedo, Xangai, Belchior, Juraildes da Cruz, Osvaldo Montenegro, Ednardo, Celso Blue Boy, Zé Mulato e Cassiano, Raimundos, Cássia Eller, Renato Russo, Carlinhos Piauí, dentre outros.

Em 2015, o festival amplia sua programação e abrangência, com a mostra competitiva e premiações em dinheiro. Os artistas selecionados participam da gravação de um CD 20 músicas selecionadas e a vencedora do concurso web nacional, material este que ganha distribuição gratuita entre artistas, público e patrocinadores. “É notória a dificuldade histórica que denota uma série de limitações concretas ao aprimoramento técnico e de conteúdo de seus trabalhos. Logo, o FMPG se consolida como uma referência musical e cultural para a cidade e região há mais de três décadas.” Explica Marcelo Pires, curador do festival.

 Serviço:
 
28ª Edição do Festival de Música Popular do Gama, 2015.
Local: Estacionamento do Estádio Walmir Campelo Bezerra, Bezerrão.
Endereço: Quadra 55, S/N, Setor Central, Gama/DF.
Dia 11 de julho. Sábado, a partir das 20h.
Semifinalistas.
Negro Blues (Gama).
Móveis Coloniais de Acajú (DF).
Dia 12 de julho. Domingo, a partir das 19h.
Finalistas.
Vencedora da votação web DF: Sofia Benitez Formiga.
Vencedor da votação web nacional: Mateus Massoli.
Carlinhos Soares (Gama).
Chico César (Paraíba).
Entrada: 01 Kg de alimento
Classificação indicativa: Livre.
Praça de alimentação com Food Trucks.
Informações: http://www.fmpg.com.br
Amplo estacionamento no local.
Se for beber, não dirija.
filpetaweb_fmpg_sinpro-01