35º Congresso da CNTE discute plano de lutas para a educação de 15 a 18 de janeiro
O Sinpro-DF é uma das diversas entidades sindicais que enviarão delegados e delegadas para o 35º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que será realizado de 15 a 18 de janeiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Sob o tema Educação, Democracia Sustentabilidade e Soberania, o congresso tem como um dos principais objetivos deliberar um plano de lutas da CNTE com base na conjuntura política, educacional e sindical.
O 35º Congresso da CNTE deverá contar com aproximadamente 2.000 delegados(as) eleitos(as), além de suplentes, observadores e convidados nacionais e internacionais. O Congresso também elegerá a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade para o quadriênio 2026-2030.
Caderno de Resoluções
O Caderno de Resoluções do 35º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação sistematiza as deliberações políticas, sindicais e educacionais que orientarão a atuação da entidade e de seus sindicatos filiados nos próximos quatro anos.
O documento reúne análises de conjuntura, posicionamentos políticos e propostas sobre temas centrais como política educacional, política sindical, direitos trabalhistas, financiamento da educação, gestão democrática das escolas, combate à privatização e à plataformização do ensino, além de pautas transversais como direitos humanos, igualdade de gênero, combate ao racismo, defesa da população LGBTQIAPN+ e enfrentamento à crise climática.
Entre os eixos prioritários, o documento reforça a necessidade de uma CNTE democrática, plural, combativa e com independência de classe, capaz de articular nacionalmente as lutas da categoria, fortalecer a mobilização de base e enfrentar, nas ruas e no campo das ideias, os projetos que ameaçam a educação pública e os serviços públicos no país.
O caderno também aponta desafios estruturais vividos pela categoria, como a precarização das relações de trabalho, a terceirização, o adoecimento profissional, o enfraquecimento das carreiras e os impactos das reformas educacionais recentes, reafirmando a importância da unidade e da organização coletiva para a defesa de direitos.
Ao final, o documento apresenta um Plano de Lutas, com propostas de mobilizações, campanhas nacionais, articulação internacional e defesa do direito de greve, além da construção de ações unificadas em torno do piso salarial, do financiamento da educação pública e da valorização de todos os profissionais da educação.
CLIQUE E ACESSE O CADERNO DE RESOLUÇÕES
35º CONGRESSO NACIONAL DA CNTE
Local e data: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF, 15 a 18 de janeiro de 2026.
Tema: Educação, Democracia, Sustentabilidade e Soberania.
Programação:
Dia 15 de janeiro
9h às 21h – Credenciamento e substituições de delegados/as/es por suplentes
12h30 – Almoço
16h – Cerimônia de abertura
17h30 – Conferência: Análise de conjuntura internacional e nacional – com Ângela Carrato (UFMG)
18h30 – Plenária para aprovação de regimentos e apreciação de recursos
20h Jantar
Dia 16 de janeiro
8h às 14h – Credenciamento e substituição de delegados/as/es por suplentes
8h30 – Atividade cultural
9h – Exibição de vídeo e saudações de ex-presidentes da CNTE
9h30 – Painel: Política Educacional – com Miguel Nicolelis (neurocientista) e Teresa Leitão (professora da rede pública de Pernambuco e Senadora da República)
12h30 – Almoço
14h – Exibição de vídeo e saudações dos convidados internacionais
14h30 – Painel: Política Sindical – com participações de CUT, CTB, Intersindical e CSB-Conlutas
17h -Painel: Diversidade e Sustentabilidade socioambiental – com Macaé Evaristo (ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania)
19h30 – Painel: Exibição do documentário O Complô, com apresentação de Hermes Zaneti
20h – Jantar
22h às 2h – Confraternização
Dia 17 de janeiro
10h às 12h – Grupos de trabalho e reuniões de coletivos e departamentos da CNTE
12h – Almoço
13h30 – Atividade cultural
14h30 – Plenárias deliberativas: conjuntura nacional, conjuntura internacional e política sindical
14h – Vídeos e saudações de representantes internacionais
17h – Apresentação das chapas para a direção executiva e o Conselho Fiscal
17h30 – Lançamento da série Operação Condor, com apresentação de Cleonildo Cruz
18h às 22h – Eleições para a direção executiva e o Conselho Fiscal da CNTE
Dia 18 de janeiro
8h30 – Atividade Cultural
9h – Plenárias Deliberativas – Política Educacional, Balanço, Políticas Permanentes, Plano de Lutas, Estatuto e Moções
12h30 – Posse da Direção Executiva e Conselho Fiscal
13h – Encerramento
