CEDLAN é premiada em concurso internacional promovido pela Embaixada da França
O Centro Educacional do Lago Norte (CELAN) escreveu seu nome entre os melhores do país em um concurso de relevância internacional. Em sua primeira participação no FrancEcolab, concurso promovido pela Embaixada da França no Brasil, a unidade escolar conquistou o terceiro lugar nacional na categoria Ensino Médio, garantindo a medalha de bronze e a distinção de ser a única escola pública no pódio da competição.
O tema desta edição, “Curupira e Maskilili, Guardiões da Natureza”, inspirou produções de 46 escolas brasileiras e nove da Guiana Francesa – estas participando pela primeira vez. Os(as) estudantes do CELAN desenvolveram um projeto que uniu conhecimento cultural, consciência ambiental e proficiência na língua francesa, resultado direto do Programa de Educação Bilíngue Intercultural (PEBI), do qual a unidade é pioneira.
Como prêmio, a equipe finalista participou de uma programação especial em Pernambuco, que incluiu atividades formativas, a cerimônia oficial de premiação e uma visita à Casa de Sementes, no território indígena Xukuru, em Pesqueira – uma experiência que ampliou o caráter intercultural do projeto.
Para Verônica Maria Biano Barbosa, professora de francês, a medalha de bronze vai além de um troféu. “Para a escola, esse resultado representa um reconhecimento do trabalho que vem sendo construído desde 2019, ano em que a escola se tornou piloto do PEBI graças à parceria do GDF com a Embaixada da França. Foi a primeira vez que participamos do concurso e quando recebemos a notícia de que éramos finalistas, isso deu um ânimo novo para toda a escola”, comemora a educadora. “Participar do concurso e ser premiado diz pra gente que estamos no caminho certo, que vale a pena todo o investimento de tempo, estudo, atenção e cuidado que toda a equipe gestora e docente tem para com os estudantes.”
