PL das Titulações vai a votação nesta terça (9); Sinpro mobiliza categoria a comparecer

O PL das Titulações, grande vitória da greve deste ano, será votado na Câmara Legislativa na próxima terça-feira, 9 de dezembro. A diretoria colegiada do Sinpro mobiliza professoras, professores, orientadoras e orientadores educacionais a estarem presentes e fortalecerem essa luta, que vem sendo travada ao longo de todo o ano.

Um dos principais itens do acordo de fim de greve, o PL das Titulações dobra os percentuais referentes à qualificação acadêmica dos profissionais de magistério público do DF, passando a 10% para especialistas; 20% para mestres e mestras; e 30% para doutores e doutoras. Se aprovada nesta terça, a lei passa a valer a partir de janeiro de 2026.

“A presença da categoria será muito importante para mostrar a força do nosso movimento, pois estivemos mobilizados desde a greve para garantir o cumprimento do acordo pelo GDF”, afirma Márcia Gilda, diretora do Sinpro. “Diversos deputados distritais foram parceiros dessa luta, e esperamos sair da CLDF com a vitória consolidada”, completa.

Além do PL das Titulações, a CLDF votará, nesta terça, a Lei Orçamentária Anual (LOA). É fundamental ter atenção também a essa deliberação, pois a LOA é que garante os recursos necessários para o cumprimento de outros itens da pauta de reivindicações da categoria, em especial, a reestruturação da carreira e as nomeações visando a zerar o banco de aprovados no concurso de 2022.

Conforme anunciado pelo GDF em reunião com o Sinpro em 2 de dezembro, 3 mil novas nomeações serão efetuadas em 30 de dezembro. Esse era outro item importante do acordo de fim de greve.

“Neste 9 de dezembro, vamos fechar a luta que realizamos ao longo de todo o ano”, destaca Márcia Gilda. “A expectativa é de continuar desenvolvendo e aprofundando as negociações sobre a reestruturação da carreira, buscando as conquistas que a categoria espera”, conclui.