CED Stella dos Cherubins promove reflexões em mais um projeto Anjos Cênicos

O projeto Anjos Cênicos chega à sua 22ª edição nos dias 1 e 2 de dezembro, apresentando a culminância do semestre letivo do Centro Educacional Stella dos Cherubins, em Planaltina. Desta vez, estudantes do 2º e 3º anos exploram temas complexos e atuais, trazendo à cena quatro espetáculos autorais.

A programação convida o público a refletir sobre a finitude em “Sobre a morte e outros cadáveres”, a testemunhar a fusão entre Ciência e História em “Os botões de Napoleão”, a debater o racismo estrutural em “A carne mais barata do mercado” e a desvendar a beleza da lógica em “No teatro da Matemática”, onde números e fórmulas ganham vida em uma colagem cênica inovadora.

Donne Pitalurgh, professor do CED, explica que todos os trabalhos são colagens cênicas e envolvem elementos inspirados no coro grego, teatro de sombras, adaptações de poemas e letras de músicas, coreografias com tecidos, hip hop, catira, capoeira, projeção de imagens, canto e dança. “O projeto Anjos Cênicos trabalha com a perspectiva de conduzir as artes cênicas como mediadoras da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem. A ideia motriz consiste em se trabalhar por meio da linguagem da colagem cênica a construção de exercícios teatrais interdisciplinares diversificados em cada turma envolvida”, ressalta.

O projeto é trabalhado com a contribuição da supervisão pedagógica, coordenação e do grupo de professores(as), além da participação esporádica de familiares, ex-alunos(as) e artistas da comunidade.

 

Processo de crianção

O processo de funcionamento do projeto tem início de cada semestre, quando ocorre o encontro do professor de artes cênicas com as turmas. Os(as) alunos(as) entram em contato com as oficinas de coro, improvisação, leituras dramáticas, coreografias com tecidos e teatro de sombras. Também é o momento em que são mapeadas as particularidades de cada turma, o capital cultural que os estudantes trazem em suas experiências de vida e as parcerias com as demais disciplinas para desenvolvimento dos exercícios cênicos.

A partir disso, cria-se um roteiro-base para norteamento das colagens cênicas. Após esta preparação, são realizados os ensaios de cada exercício específico, concomitantemente com a abordagem dos conteúdos de Arte em cada série/turma.

O projeto já atingiu mais de 10 mil alunos envolvidos diretamente no processo de montagem das colagens cênicas.

Clique aqui e confira o álbum de fotos do Facebook.