Ceará e Brasil lamentam a partida de Penha Alencar, liderança histórica da educação

notice

Na última sexta-feira (21/11), o povo cearense perdeu uma de suas maiores defensoras da educação pública: a professora Penha Alencar, dirigente histórica da luta sindical do Estado do Ceará, faleceu e deixou a todo o conjunto do movimento educacional brasileiro muito entristecido com sua partida.

O movimento sindical, em particular, por meio desta CNTE, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Penha Alencar. Sua trajetória foi marcada pela defesa incansável da educação pública de qualidade, da valorização docente e dos direitos dos profissionais da educação.

Liderança histórica da APEOC, Penha Alencar, além de sua dedicação incansável à organização e luta dos educadores e das educadoras cearenses, assumiu importantes tarefas na organização sindical nacional dos educadores brasileiros quando, ainda no ano de 1986, veio a representar a APEOC e o conjunto dos/as profissionais do magistério cearense na Confederação dos Professores do Brasil (CPB), entidade precursora da CNTE.

Penha Alencar dedicou sua vida à luta por uma escola democrática e inclusiva, sendo referência de coragem, compromisso e ética. Sua voz firme e sua atuação incansável inspiraram gerações de educadores e fortaleceram a organização sindical em todo o país.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com familiares, amigos, colegas e toda a comunidade educacional, reafirmando nosso compromisso de honrar sua memória e dar continuidade às causas que ela tão bravamente defendeu. Acolhemos também a dor dos companheiros e das companheiras da APEOC que tinham o privilégio de tê-la como companheira no dia a dia da entidade.

Que sua história siga iluminando os caminhos da educação brasileira.
Penha, presente!

Fonte: CNTE