II Fórum Regional do SEAA promove reflexões sobre neurociência, aprendizado e inclusão

Um encontro inspirador marcou o II Fórum Regional do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA), realizado nas manhãs de quinta-feira (30) e sexta-feira (31), na Unieuro de Águas Claras. O evento contou com palestras que promoveram reflexão, troca de experiências e o fortalecimento das práticas inclusivas na educação pública.

O fórum foi organizado no formato de “talk show” pela coordenadora do SEAA e Itinerante das Salas de Apoio à Aprendizagem (SAAs) lotada no CEMEIT, Ana Paula Braga, e pelas coordenadoras intermediárias da SEAA Taguatinga, Jaqueline Oliveira e Náddia Lopes. As atividades ocorreram na sala de audiências da Unieuro, com participação de educadores(as), gestores(as) e profissionais da área de educação.

“Tivemos palestras enriquecedoras sobre experiências exitosas das Salas de Apoio à Aprendizagem, com uma abordagem da neurociência e o tema ‘telas com cautela’, em que refletimos sobre o impacto do excesso do uso de telas no desenvolvimento infantil sob o ponto de vista neurocientífico”, destacou Ana Paula Braga.

Diálogo entre saberes e práticas

Na quinta-feira (30), o evento teve abertura oficial e contou com as palestras “Conecte-se com o que importa”, ministrada por Cristiane Nogueira, e “Entre saberes e sentido: um olhar neurocientífico para o cuidado que transforma”, apresentada por Raquel Passos.

Na sexta-feira (31), as discussões continuaram com Marcelo Viglioni e Michele Kotama, que abordaram o tema “A crise chegou na escola. E agora?”, e com Lúcio de Faria, que apresentou a experiência “Plataforma Educacional no EEAA/CEMTN: ampliando o acesso e o apoio à aprendizagem”.

As palestras abordaram questões fundamentais sobre o papel da neurociência na educação, o uso consciente da tecnologia e os desafios cotidianos das escolas diante de um cenário de mudanças sociais e cognitivas.

Compromisso com uma educação transformadora

As coordenadoras do SEAA Taguatinga encerraram o fórum reforçando a importância das parcerias institucionais. “Agradecemos imensamente à Unieuro pelo acolhimento deste importante evento, reafirmando a parceria em prol de uma educação pública mais inclusiva, humana e transformadora”, concluiu Ana Paula Braga.

Ela informou, ainda, que o II Fórum Regional do SEAA reafirmou o compromisso da rede pública do Distrito Federal com uma educação inovadora e centrada no cuidado humano com base na ciência, na emoção e na prática pedagógica para transformar o cotidiano escolar.