Concurso de Redação e Festival de Curtas do Sinpro são projetos homenageados no Prêmio Paulo Freire da CLDF

O Concurso de Redação e o Festival de Curtas Adélia Sampaio, do Sindicato dos Professores no Distrito Federal, estão entre os projetos homenageados no 3º Prêmio Paulo Freire de Educação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A premiação ocorre nesta terça-feira (21/10), em sessão solene às 19h, no Teatro Pedro Calmon (Setor Militar Urbano).

Iniciativa do deputado distrital Gabriel Magno (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da CLDF, o Prêmio Paulo Freire de Educação é uma forma de reconhecer publicamente e oficialmente, pela CEC, a valorização de profissionais da área da educação, estudantes, familiares de estudantes, estudiosos da educação, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares.

O pernambucano Paulo Freire sempre entendeu que o sujeito aprende para se humanizar. Ele é um dos mais importantes nomes da educação mundial, conhecido internacionalmente por defender uma pedagogia amorosa, dialógica, baseada nas práticas sociais dos sujeitos e com vistas à libertação de todas as formas de opressão. Em 2011, tornou-se patrono da educação no DF e, em 2012, patrono da educação brasileira.

A coordenadora da Secretaria de Imprensa do Sinpro, Letícia Montandon, celebra as homenagens: “O Concurso de Redação e o Festival de Curtas são dois eventos do Sinpro já tradicionais por mobilizarem toda a rede pública do DF. Os temas de cada ano dos festivais são também o tema de nossas agendas. São assuntos que nos são muito caros, e são trabalhados de forma leve e natural nas escolas, e geram muito debate e reflexão. Resolvemos inscrevê-los primeiro pelo reconhecimento do prêmio Paulo Freire como referência no Poder Legislativo, numa incrível iniciativa do deputado Gabriel Magno de não só valorizar a educação como também reconhecer as pessoas que fazem a educação do DF acontecer. Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento e essa homenagem, com sensação de dever cumprido”, completa.

 

Os projetos do Sinpro

Em sua 15ª edição, o Concurso de Redação do Sinpro foi criado 2008, em homenagem ao diretor do Centro de Ensino Fundamental do Lago, professor Carlos Motta, assassinado por traficantes em 20 de junho daquele ano. Ele costumava dizer que “quem bate na escola maltrata muita gente”. Atualmente, o concurso conta com a participação de milhares de estudantes de toda a rede pública do DF.

O Festival de Curtas foi idealizado pelo então coordenador da secretaria de Políticas Educacionais do Sinpro, Raimundo Kamir, em 2022. Com o mote “uma ideia na cabeça, uma câmera na mão”, estudantes liderados por seus(suas) professores(as) e orientadores(as) adquirem a consciência de que também podem fazer cinema. Com o Festival de Curtas, o Sinpro leva a esses e essas estudantes não só a oportunidade de virem ao Cine Brasília, mas também de fazer filmes, e de ver suas ideias transformadas em filmes projetados ali, na tela grande, diante de todo mundo.