Em solenidade pelo Dia do Professor, Sinpro destaca as lutas da categoria

“É uma alegria comemorar o Dia do Professor e da Professora nesta casa, que costumamos frequentar para fazer a luta da categoria”. Assim a diretora do Sinpro-DF Berenice Darc abriu sua participação na sessão solene em homenagem ao Dia do Professor na Câmara Legislativa, realizada nesta quinta-feira (16/10) por iniciativa do deputado distrital Gabriel Magno (PT).

Mesa da sessão solene em homenagem ao Dia do Professor na CLDF. Foto: Deva Garcia.

 

Abrindo os trabalhos, o deputado Gabriel Magno – que foi diretor do Sinpro-DF – explicou que realizar essa homenagem no plenário era uma ação importante porque aquele é um espaço que professoras e professores, muitas vezes, ocupam para impor resistência a ataques contra a educação pública. Ele lembrou que, neste momento, há muita luta a ser feita contra o projeto de lei 944/2024, que irá a votação em plenário na próxima terça (21): “Segurança nas escolas é debate sério. Mas o que está sendo proposto não é sobre isso, mas sim, sobre monitoramento e registro de atividades nas salas de aula e nas salas de professores, através de gravação e armazenamento de vídeos e áudios”. destacou ele, mostrando o caráter de perseguição que o sustenta o projeto.

Em sua intervenção, Berenice Darc falou sobre os diversos ataques sofridos pela categoria e seus instrumentos de luta, e ressaltou que o Sinpro-DF não se calará: “Queremos falar sobre os professores que estão adoecidos, sobre aqueles que estão readaptados, sobre os aposentados e aposentadas. Nossa categoria é plural e nós temos muito carinho e respeito por essa diversidade”, disse ela. “Queremos falar sobre fortalecer a gestão democrática e sobre as tantas vezes que professores precisam empenhar recursos próprios na escola, porque o PDAF não foi reajustado”, completou.

Segundo Berenice, os profissionais do magistério público continuarão frequentando a Câmara Legislativa: “O GDF demonstra no seu orçamento como ele trata a educação. Mas nós estaremos aqui pra disputar um orçamento digno”, disse. “E na semana que vem estaremos aqui de novo, resistindo bravamente”, indicou ela, em referência à sessão de 21 de outubro, na qual serão votados os PLs 944/2024, que prevê o monitoramento por câmeras nas salas de aula; e o 85/2025, que veta a cobrança indevida de aposentadas e aposentados do GDF.

>>> Veja mais: Terça (21) é dia de luta: não à criminalização do magistério e em defesa das aposentadorias

 

Além de Berenice e Gabriel, compuseram a mesa Suelen Gonçalves, presidenta do Sindicato de Docentes da Universidade do Distrito Federal (SindUnDF); Maria Lídia Bueno Fernandes, diretora da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB); e Hugo Leopoldo, diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); e a deputada federal Érika Kokay (PT).

Para ver no facebook o álbum completo da sessão solene, clique AQUI.

 

A diretora do Sinpro Berenice Darc faz sua intervenção na solenidade. Foto: Deva Garcia.