Cemeb impulsiona acesso de estudantes ao ensino superior
Com a proximidade do Exame Nacional dos Estudantes (Enem) e do Programa de Avaliação Seriada (PAS), escolas públicas do DF têm realizado ações que preparam os(as) estudantes para os testes. O Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb) está nessa lista. Com diversas iniciativas, a unidade coleciona aprovações.
Um dos destaques do Cemeb é o projeto do professor Pedro Caixeta, que começou em 2023 com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pelo ensino superior. A ação começa no 1º ano do ensino médio, trazendo informações acessíveis sobre a etapa de ensino, de diferentes formas. Também são realizadas visitas guiadas a universidades e mutirão de inscrições orientadas, com apoio de estudantes mais antigos e engajados.
Na mesma linha de preparação, a escola também desenvolve o projeto Procurando X, que busca estimular e desenvolver habilidades matemáticas dos estudantes de forma interativa e descomplicada. Sob orientação da professora Juliana Abrantes Tavares, as aulas são realizadas às quartas-feiras, no contraturno dos(as) estudantes.
O programa é promovido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). No projeto Procurando X são selecionados temas que os(as) estudantes têm mais dificuldades e que mais frequentemente aparecem em provas.
Também com o apoio da UnB, a professora Thainá Carvalho promove o projeto Meninas Velozes e Gramaticoteca. A ideia é tornar os conteúdos mais atrativos para os(as) estudantes.
Outra iniciativa é do professor Fernando Fidelix Nunes. Ele conduz um trabalho com foco na disciplina de língua portuguesa. Em encontros semanais, no contraturno, estudantes de 2º e 3º ano do ensino médio resolvem questões de provas de edições anteriores do Enem. O objetivo é fazer com que os(as) alunos(as) desenvolvam as competências e habilidades exigidas pela banca examinadora.
Para viabilizar a participação dos estudantes nos projetos, a escola oferece almoço para aqueles que permanecem em horário alternativo. As aprovações também são divulgadas pela escola, mostrando que o acesso à universidade é uma conquista dos(as) estudantes.
O trabalho coletivo realizado pelos(as) profissionais do Cemeb tem apresentado resultados positivos. Apenas no primeiro semestre de 2025, a escola registrou mais de 30 aprovações em instituições federais, inclusive em cursos disputados, como Odontologia e Medicina.
“O Cemeb acredita que a universidade é o futuro possível e real para todos os nossos estudantes e, por isso, temos diversos projetos voltados para apoiar esse caminho. A gente entende que essas iniciativas abrem portas, ampliam horizontes e mostram que a escola é um lugar de acolhimento e preparo para etapas futuras”, afirma Márcia Pimentel, supervisora pedagógica do Elefante Branco.