3ª edição de concurso da CNTE premia ações que transformam a educação pública
Professores(as) e orientadores(as) educacionais do magistério público do DF de até 35 anos de idade podem se inscrever na 3ª edição do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”. De iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a proposta valoriza práticas emancipadoras protagonizadas por jovens trabalhadores(as) da educação em todo o Brasil.
As inscrições vão até 31 de outubro, via formulário on-line, com envio do projeto em PDF. O resultado será divulgado no dia 13 de novembro, nas páginas oficiais da CNTE.
Os(as) vencedores(as) terão a oportunidade de apresentar seus projetos durante o 1º Conselho Nacional de Entidades da CNTE, em 2026. Além disso, a premiação também oferece passeio cultural pela capital federal.
Ao todo, serão selecionadas cinco iniciativas — uma de cada região do Brasil — que se destaquem pelo impacto social, respeito aos direitos humanos, vínculo com a pedagogia freireana e promoção da cidadania.
O concurso
O “Juventude que Muda a Educação Pública” é organizado pelo Departamento de Juventude da CNTE, em parceria com coletivos estaduais, e visa também fortalecer o vínculo entre a juventude, seus sindicatos e a confederação, promovendo o reconhecimento de ações transformadoras nos espaços escolares e comunitários.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão nacional, composta por representantes de todas as regiões do país, que analisarão propostas de fora de sua área de origem.
Para a CNTE, “essa é uma oportunidade de dar visibilidade às ações que transformam a educação pública a partir da juventude, promovendo inclusão, participação social e práticas pedagógicas libertadoras”.
Clique aqui para ler o edital.
Com informações da CNTE.