XI Congresso Brasileiro de Orientação Educacional começa em Brasília; evento vai até sexta (25)
O XI Congresso Brasileiro de Orientação Educacional está acontecendo na Escola Parque 308 sul de 22 a 25 de julho, com o tema “Trajetória de (re)existência e a práxis educativa da Orientação Educacional no Século XXI”.
Na manhã desta quarta-feira (23), a mesa de abertura contou com a presença do Sinpro-DF, representado pelo orientador educacional Luciano Matos. Além dele, fizeram suas saudações a subsecretária de educação básica do GDF, Iêdes Soares Braga, representando a Secretaria de Educação; a representante do Fórum Nacional em Defesa da Orientação Educacional Rosângela Maria Diel; pela UnB, a professora doutora Maria da Conceição da Silva Freitas; e o diretor da Escola Parque 308 Sul, professor Alexandre Baena.
O clima é de muita alegria e satisfação pela retomada dos congressos de orientação educacional. Conduzindo a mesa de abertura, a orientadora educacional Andréa Carvalho, de Macaé (RJ), recuperou a trajetória desses encontros, que tiveram início em 1970, justamente em Brasília.
Em sua fala, Luciano Matos, representando o Sinpro-DF, deu as boas-vindas aos participantes, que vieram de diversos estados brasileiros. Ele homenageou orientadoras educacionais Ângela Luiza Trancoso Muniz, Dorcas de Castro, Creuza de Barros e Sueli Cristina, que faleceram recentemente e deixaram um grande legado de luta pela valorização de orientadoras e orientadores educacionais no Brasil.

Dialogando com a subsecretária Iêdes Soares Braga, que representava a SEEDF, Luciano reafirmou a necessidade de ampliar em mais mil os cargos de orientação educacional na rede pública do DF, a fim de se cumprir a meta de 300 orientadores ou orientadoras por estudante.
Segundo Luciano, a retomada dos congressos de orientação educacional é muito importante. “Esses encontros fortalecem a luta em cada estado, e nós aprendemos muito com a luta dos nossos colegas Brasil afora”, destacou ele.
Rosângela Maria Diel concorda: “Somos nós e é o nosso debate coletivo que tem que definir os rumos da orientação educacional no Brasil”, pontuou ela.
Maria da Conceição Freitas enfatizou a importância da formação. “Nós buscamos diversos campos teóricos para fazer a leitura do nosso campo, e é a prática das escolas que orienta a demanda de formação nas universidades”, disse ela.
Fechando a mesa de abertura, o diretor da escola anfitriã, Alexandre Baeta, reafirmou a importância da orientação educacional para a equipe da escola, para os estudantes e suas famílias.
O XI Congresso Brasileiro de Orientação Educacional continua até sexta-feira, 25. Para ver a programação completa do evento, clique AQUI.