Educadores repudiam fala racista da vereadora Cris Monteiro e cobram ação da Câmara

A sociedade paulistana ficou estarrecida com a postura deplorável da Vereadora Cris Monteiro (Novo). Em sessão plenária da Câmara Municipal da cidade de São Paulo, realizada no dia de ontem, quando a Casa discutia um projeto de lei sobre o reajuste salarial de servidores públicos, inclusive os ligados à educação pública da cidade, a vereadora se dirige a sindicalistas presentes na galeria do Plenário e, sem constrangimento algum, solta a seguinte pérola do pior elitismo brasileiro: “Mulher branca, bonita e rica incomoda vocês”.
A declaração repugnante da vereadora, que já não é mais réu primária em critério de boas práticas e condutas ilibadas com os membros da própria Câmara Municipal, foi acusada na hora, de imediato, de racismo e preconceito pelos manifestantes presentes nas galerias. Em novembro de 2021, a vereadora se envolveu em uma briga com outra colega parlamentar dentro de um banheiro da Casa Legislativa, caso que terminou acabando na Corregedoria Legislativa da Câmara Municipal.
Depois da confusão criada no ambiente legislativo, a sessão plenária foi interrompida e, em seu retorno, a vereadora tentou se retratar. Mas as palavras proferidas, como já dito por algum sábio, não voltam atrás. A vereadora deve enfrentar um processo de quebra de decoro parlamentar pela sua postura avessa ao debate civilizado com os cidadãos e cidadãs da cidade que, no limite, a elegeram ao cargo que ocupa e pagam hoje o seu salário.
Os/as educadores/as de todo o país repudiam a fala grosseira, elitista e racista da vereadora Cris Monteiro e exigem da Câmara Municipal de São Paulo uma resposta à altura da gravidade da situação! Exercer um cargo público, de tamanha responsabilidade, exige um mínimo de etiqueta e boa regra de convivência social que, pelo visto, a vereadora Cris Monteiro não carrega com toda a sua riqueza, beleza e branquitude!
Brasília, 30 de abril de 2025
Direção Executiva da CNTE