Categoria realiza assembleia com indicativo de greve dia 27 de maio
Professores(as) e orientadores(as) educacionais voltarão a se reunir em assembleia geral, dia 27 de maio, às 9h, no estacionamento da Funarte. Dessa vez, a assembleia será com paralisação e indicativo de greve.
Na assembleia geral, a categoria avaliará o resultado do processo de negociação com o Governo do Distrito Federal e discutirá os rumos da Campanha Salarial 19,8% rumo à Meta 17 – pela reestruturação da carreira já!.
Após pressão do Sinpro e a ampla mobilização da categoria do magistério pela valorização profissional e em defesa da educação pública de qualidade, foi firmado um calendário de reuniões com o GDF. As rodadas de negociação estão agendadas para os dias 6 e 20 de maio.
Para garantir o amplo debate com a categoria, no dia 22 de maio serão realizadas assembleias regionais em todas as cidades, com o objetivo de debater e avaliar as propostas que serão apresentadas pelo GDF.
Negociação
Nas reuniões dos dias 6 e 20 de maio, o governo apresentará estudos orçamentários e jurídicos para iniciar as alterações do plano de carreira pelo achatamento dos padrões de 25 para 15; a valorização dos percentuais de titulação e a ampliação do quantitativo de liberação para estudo.
Para o Sinpro, esse é apenas o início do processo negocial. “Temos força e condições de arrancar toda a reestruturação do plano de carreira e o percentual de reajuste de 19,8% rumo à Meta 17 do PDE”, afirma a diretora do Sinpro Márcia Gilda.
Campanha Salarial
Uma das pautas prioritárias da campanha salarial do magistério é a reestruturação da carreira. Ao longo dos anos, a mudança tem se mostrado um mecanismo eficaz para a ampliação e a garantia dos direitos da categoria, principalmente na valorização do vencimento-base. Com a reestruturação da carreira reivindicada na campanha salarial atual, a ideia é dobrar o vencimento-base do magistério.
Entre os principais pontos da reestruturação da carreira estão o achatamento dos padrões de 25 para 15; a ampliação do percentual de mudança do padrão e a valorização da progressão horizontal (especialização, mestrado e doutorado) a partir da ampliação dos percentuais entre as tabelas. Os pontos convergem na valorização profissional e, consequentemente, na promoção de uma educação pública socialmente referenciada.
Veja o ponto a ponto da reestruturação da carreira AQUI.
Calendário de Lutas
Como parte do calendário de lutas da Campanha Salarial, o Sinpro realizará ações de mobilização, como o Sinpro nas Cidades, participação na Marcha da Classe Trabalhadora, no dia 29 de abril, e atividades do Convoca Já!.
O Sinpro destaca que a ampliação e a garantia dos direitos dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do DF depende da unidade, mobilização e participação de toda a categoria nas atividades convocadas pelo sindicato.