Cemeb recebe escolas para peça sobre racismo e educação antirracista
A Cia Teatral Elefante Branco, formada por estudantes do Cemeb, oferece às escolas da rede pública apresentações do espetáculo “Macacos”, do dramaturgo paulista Cleyton Nascimento. O espetáculo será encenado na Sala de Ensaio do Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), localizado na quadra 907 da Asa Sul, durante a Semana de Educação para a Vida, de 5 a 9 de maio (Lei Federal nº 11.988/2009).
Com duração de 30 minutos, as sessões da peça “Macacos” são seguidas de um debate. Haverá sessões, sempre às 9h15, nos dias 5, 6, 8 e 9 de maio (segunda, terça, quinta e sexta-feiras). Quem se interessar pode agendar a escola pelo e-mail ciaelefantebranco@gmail.com ou por DM no Instagram @ciaelefantebranco.
A capacidade de pessoas por sessão é de 150. O traslado para o Cemeb é de responsabilidade da escola convidada, que deverá se organizar com os ônibus que trarão os alunos. A duração total do evento é de 1 hora. Mais informações com o professor Marcello D’Lucas, no telefone (61) 99204-0236.
Macacos
Na peça-denúncia antirracista Macacos, o dramaturgo paulista Cleyton Nascimento traz uma verdadeira aula de história que a escola não costuma mostrar. “Cleyton demonstra a trajetória da expressão “macacos”, um dos xingamentos mais reproduzidos no mundo contra o povo negro. A partir dessa expressão, ele traduz toda a estrutura que blinda as pessoas racistas e demonstra de forma bem evidente a diferença entre não ser racista e ser antirracista”, conta o professor Marcello D’Lucas, responsável pela apresentação.
A peça é, originalmente, um monólogo. Foi publicada em livro, e a Cia Teatral Elefante Branco fez uma versão compacta e apresentada em forma de jogo cênico. A equipe toda é composta por negros, desde os atores e atrizes até a equipe técnica. O espetáculo estreou ano passado na Semana da Consciência Negra como resultado da disciplina eletiva Teatro Negro, do ensino médio, ministrada pelo professor Marcello.