CAMPANHA SALARIAL | CREs de Ceilândia, Guará e Planaltina realizam assembleias regionais na quinta-feira (20)
O Sinpro realizará, na quinta-feira (20/3), assembleia regional com os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais das Coordenações Regionais de Ensino (CRE) de Ceilândia, Guará e Planaltina. O encontro será às 9h e às 14h e terá como pauta a “Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da Carreira Já!”.
Em Ceilândia, a assembleia será no CEM 03; no Guará, no CED 03 (Centrão); e, em Planaltina, no CED 01 (Centrão).
As atividades do dia 20 encerram o ciclo de assembleias regionais realizadas pelo Sinpro.
Assembleias Regionais
As assembleias regionais são espaços democráticos de diálogo e de aprofundamento das pautas de reivindicações, além de serem instâncias preparatórias da categoria para a assembleia geral com paralisação, agendada para o dia 27 de março, às 9h, no estacionamento da Funarte.
>> Leia também: Campanha Salarial | Sinpro realiza assembleia geral com paralisação dia 27 de março
Reestruturação do plano de carreira
A atual campanha salarial pretende, com a reestruturação da carreira, dobrar o vencimento-base da categoria do magistério público. A nova tabela é resultado de minuta construída em negociação, publicada em dezembro de 2022.
A reestruturação da carreira inclui, entre outros pontos, o achatamento dos padrões de 25 para 15; a equiparação do auxílio-alimentação com o dos(as) servidores(as) da Câmara Legislativas do DF; a ampliação do percentual de mudança do padrão e a valorização da progressão horizontal (especialização, mestrado e doutorado) a partir da ampliação dos percentuais entre as tabelas. Os pontos convergem na valorização profissional e, consequentemente, na promoção de uma educação pública socialmente referenciada.
>> Leia também: Reestruturação do plano de carreira dobra vencimento base da categoria
Meta 17 do PDE
Um dos principais pontos da Campanha Salarial é o atendimento à Meta 17 do Plano Distrital de Educação (PDE). Em 2015, essa Meta estabeleceu que a remuneração da categoria do magistério público deve corresponder à média da remuneração dos demais servidores públicos do DF de mesma escolaridade.