EC 05 do Cruzeiro proporciona acesso à cultura por meio do projeto O artista que há em mim

A escola é lugar de adquirir conhecimento e de introduzir o(a) estudante aos mais variados tipos de cultura. É com este pensamento que a Escola Classe 05 do Cruzeiro realizou, no dia 14 de novembro, o projeto O artista que há em mim, que carrega como objetivo proporcionar conhecimento de diversos artistas internacionais e nacionais, levando o(a) aluno(a) a conhecer sua biografia, local onde foram realizadas as obras, onde estão expostas, além de conhecer o acervo e realizar releituras dos trabalhos destes artistas.

Por meio de apresentações musicais, encenação da peça A linda rosa juvenil e da apresentação teatral da obra O mágico de Oz, estudantes da EC 05 mergulharam no mundo da literatura e da cultura, protagonizando releituras em obras com diferentes técnicas no decorrer do projeto. Para Érika Aguiar, diretora da escola e idealizadora do projeto, além de alargar a imaginação e refinar os sentidos potencializando processos cognitivos, a atividade incentiva o estudante ao hábito da apreciação, interpretação e releitura de obras de arte, contribuindo assim não só para o desenvolvimento das habilidades de análise de obras de arte e produção de trabalhos artísticos, mas, também, o de fortalecer a capacidade de interpretação, imaginação e senso crítico.

O projeto é uma prática relevante de integração das diversas linguagens artísticas presente no Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que perpassa pela música, teatro e artes visuais. “A arte, em suas diversas formas, permite que os estudantes expressem suas emoções, opiniões e visões de mundo, promovendo o autoconhecimento e a criatividade, e quando a comunidade escolar reconhece e aprecia essas produções, reforça-se a autoestima dos estudantes, incentivando-os a explorar ainda mais suas capacidades”, finaliza Érika Aguiar.