17 de novembro – Dia Internacional dos Estudantes
O futuro do mundo e a correção de alguns erros registrados no percurso histórico da humanidade depende, e muito, das novas gerações, e os(as) estudantes têm papel fundamental nesta trajetória. Diante disto, o mundo celebra em 17 de novembro o Dia Internacional do Estudante, uma data que oportuniza lembrarmos da importância da educação no trajeto dos(as) estudantes, que lutam para alcançar seus objetivos de carreira e fazer a diferença.
É importante lembrar que a data faz uma homenagem a oito estudantes e um professor tcheco executados em 1939, mesmo ano em que 1.200 alunos da Universidade de Praga foram presos durante a Segunda Guerra Mundial. As dificuldades hoje são outras, mas trazem transtornos que, muitas vezes, forçam a saída precoce de jovens de escolas e universidades. Isto é um duro golpe para o crescimento do país, que perde futuros profissionais, líderes sociais ou trabalhadores(as) mais qualificados em todo o mundo.
Grande parte da nova geração, principalmente em países pobres, se depara com desafios que vão além das dificuldades encontradas na vida escolar, chegando a problemas de alimentação, estrutura adequada para o estudo, falta de escolas equipadas adequadamente para a prática educacional, conflitos dentro da própria casa, segurança, transporte adequado dentre outros pontos que afetam seu futuro. Mas do que nunca é necessário discutir e buscar soluções para problemas e dificuldades enfrentadas ao redor do mundo por estudantes dos mais variados países.
O Sinpro-DF tem lutado diariamente pelo respeito ao direito de cada criança, jovem e adulto de ter acesso a uma educação pública de qualidade, afinal, quando o povo tem acesso à educação pública de qualidade, tem acesso ao planejamento de um futuro que vem com mais possibilidade de emprego e renda. Mais que isso, uma educação pública de qualidade forma cidadãos e cidadãs com consciência crítica, capazes de questionar, de não se conformar e de lutar contra injustiças. Educação de qualidade é aquela que transforma a sociedade a partir do conhecimento. Investir na educação, com a valorização de seus profissionais, é imprescindível para consolidá-la como de qualidade.
MATÉRIAS EM LIBRAS