Campeã paralímpica, Rayane Soares mostra que sonhar é possível
Acanhada e reservada, talvez em decorrência de sua deficiência visual, Rayane Soares poderia usar seu problema físico como pretexto para desistir, mas mostrou que sonhar é possível. Superando vários desafios, a ex-aluna do Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia conquistou uma medalha de ouro nos 400m da classe T13 (deficiências visuais) das Paralimpíadas de Paris, com direito a quebra do recorde mundial da prova. A atleta ainda conquistou uma medalha de prata nos 100m da classe T13.
Em sinal de agradecimento por todo ensinamento, Rayane visitou o CEF 404 na última segunda-feira (23), recebendo os parabéns de alunos(as) e dos(as) profissionais da educação. A atleta foi recepcionada pelos(as) estudantes no pátio da escola, onde foi homenageada e falou um pouco sobre sua história.
Isaac Jesus da Silva, professor de Educação Física do CEF, comenta que em sua fala a ex-aluna ensinou muito sobre superação e determinação. “É um exemplo para todos nós. Sendo uma jovem preta de periferia e com deficiência visual, ela mostrou determinação na busca por seus objetivos a despeito de toda dificuldade. Creio que a escola a ajudou em sua formação integral como pessoa, como cidadã em busca dos seus direitos e deveres e logicamente na sua formação intelectual”, comemora Isaac.
Ao final da apresentação a escola mostrou um vídeo dos(as) alunos(as) praticando atletismo. “Ela é um exemplo vivo para muitos estudantes. Nossos alunos têm poucos exemplos como esse no esporte, principalmente em modalidades esportivas que não o futebol. No atletismo então, muito raro. E isso acaba servindo como impulso positivo para a prática” finaliza o professor.