CEF 10 do Guará pede socorro para manter árvores centenárias na escola
A comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará (CEF 10 do Guará) luta para impedir que o governo Ibaneis-Celina destrua a escola e também a natureza. Em denúncia enviada ao Sinpro, a escola informa que soube, extraoficialmente, que o governo Ibaneis-Celina, sem consulta prévia à comunidade, vai derrubar árvores centenárias e eliminar a área verde da escola para construir salas de aulas.
A comunidade informa que irá resistir e acusa o Governo do Distrito Federal (GDF) de, com isso, promover o desmonte físico e pedagógico da escola. O Sinpro foi ao local e fez uma matéria em vídeo para mostrar o problema. Confira o vídeo no final desta matéria. O CEF 10 está localizado entre as Quadras 44 e 46 do Guará II.
Confira o vídeo:
O governo Ibaneis-Celina deveria construir novas escolas nos bairros que carecem e demandam por novas unidades escolares, como na Cidade Estrutural e Vicente Pires. O sindicato entende que a rede pública de ensino precisa, urgentemente, de novas escolas próximas as residências dos alunos.
Além disso, estudantes de bairros distantes terão de ir ao Guará para acessar a escola pública. O interessante é que o governo Ibaneis-Celina sabe que, comprovadamente, essa viagem de um bairro a outro é uma das principais causas de evasão escolar e motivo de gasto desnecessário com transporte escolar público.
As escolas precisam estar perto das residências do seu público-alvo.
Nessa unidade escolar, pátio, cozinha, banheiros, sala de professores são ambientes pequenos. Não tem refeitório. A área verde tem uma necessária função pedagógica para os(as) estudantes.
A direção da escola informa que, além de tudo, as árvores da escola têm uma característica rara: elas são centenárias e existiam muito antes da construção do Guará. Diz também que soube do projeto do governo por meio de funcionários da Novacap e do Ibram, que foram ao local, na semana passada, para medir o terreno e, com a planta das novas salas de aula pronta, avisaram que irão derrubar as árvores centenárias para atender a estudantes das Regiões Administrativas do Vicente Pires e da Cidade Estrutural.
MATÉRIAS EM LIBRAS