Sinpro apoia chapa 90 “Pensar e fazer a UnB” para a Reitoria da UnB

 

A diretoria colegiada do Sinpro-DF reafirma seu compromisso incondicional com a democracia e seu apoio à consulta democrática à comunidade universitária para a escolha da nova gestão da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB). A entidade ressalta a importância do voto na chapa 90, “Pensar e Fazer a UnB”, que tem como candidata a reitora a professora Olgamir Amancia Ferreira, ex-diretora do Sinpro-DF, que traz uma carreira sólida e dedicada ao ensino e à extensão universitária.

Ela foi Decana de Extensão desde 2016 e é professora da Faculdade UnB Planaltina. Também é professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF). O Sinpro ressalta a experiência de Olgamir, cuja trajetória é pautada na defesa da classe trabalhadora e no pensamento freiriano, com experiências fundadas no chão da escola e no movimento sindical.

A professora traz para a chapa 90, “Pensar e Fazer a UnB”, uma proposta de gestão pautada no pensamento de Paulo Freire e pela inovação e preservação das conquistas já alcançadas. Ela representa a continuidade de uma gestão vitoriosa, que enfrentou com altivez, entre 2016 e 2022, os desafios impostos por governos autoritários, como, por exemplo, redução drástica de investimentos públicos na educação superior pública e na pesquisa científica.

Ao lado do candidato a vice-reitor, Gustavo Romero, diretor da Faculdade de Medicina e ex-diretor do Hospital Universitário de Brasília (HUB), a chapa “Pensar e Fazer a UnB” apresenta um plano dividido em três eixos principais: Excelência com inclusão, Pessoas que fazem a UnB e Direitos humanos e sustentabilidade.

O Sinpro destaca a importância, para educação pública, da chapa 90 , “Pensar e Fazer a UnB” e reforça que, enquanto a professora Olgamir atuou como decana de Extensão, estabeleceu uma proximidade entre as cidades e as escolas públicas do Distrito Federal e da pesquisa científica com a Educação Básica pública.

A corrida para conquistar os votos da comunidade universitária começou há duas semanas e o primeiro turno da consulta está previsto para ocorrer nos dias 20 e 21 de agosto, com o segundo turno agendado para os dias 3 e 4 de setembro.

Clique no link a seguir e acesse a chapa 90 “Pensar e Fazer a UnB”:

https://www.pensarefazer90.com.br/

Acompanhe também pelo Instagram da professora Olgamir:

https://www.instagram.com/prof.olgamir?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

 

Apoio à democracia na comunidade universitária

Além do apoio à chapa “Pensar e Fazer a UnB” e à candidatura da professora Olgamir, acreditando em seu compromisso com a educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade, o Sinpro-DF presta apoio incondicional ao processo democrático de consulta universitária para escolha de reitor(a).

A participação democrática em consultas para escolha de Reitor(a) na UnB e a gestão democrática nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal são fundamentais para assegurar educação pública, gratuita e de qualidade, bem como o fortalecimento da soberania do País

O Sinpro saúda também as chapas concorrentes intituladas “A UnB que queremos” e “Imagine UnB: participar e transformar”, lembrando que a UnB é uma das principais universidades do País e da América Latina, que, no início deste ano, foi considerada, pelo Webometrics Ranking of World Universities, como a terceira melhor instituição de ensino superior federal do Brasil.

UnB: patrimônio público a ser preservado e defendido

Atualmente, a UnB é dirigida pela professora Márcia Abraão, primeira mulher a ser reitora na história da instituição. Eleita em 2016 e reconduzida ao cargo em 2020, Márcia é professora do Instituto de Geociências da universidade e, em 2023, foi eleita presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Apuração do Correio Braziliense indica que, segundo dados de 2023, a UnB conta com cerca de 54 mil estudantes matriculados(as), distribuídos(as) nos quatro campi do Distrito Federal: o Campus Darcy Ribeiro (Asa Norte), Faculdade UnB Planaltina (FUP), Faculdade do Gama (FGA) e Faculdade de Ceilândia (FCE).

Ainda conforme esses dados, atualmente há 356 cursos de graduação ofertados, além de 102 programas de pós-graduação. O corpo docente conta com cerca de 2,6 mil professores. Os servidores técnicos-administrativos somam cerca de 3 mil. A Universidade de Brasília é a maior do Centro-Oeste.

 

MATÉRIAS EM LIBRAS