ADUnB em apoio à greve de professores e orientadores educacionais do DF

A direção da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) – Seção Sindical do ANDES-SN, manifesta seu apoio total e irrestrito à greve dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Em nota o sindicato afirma que a categoria não recebe reajuste salarial há oito anos, período em que se acumulam cerca de 30% de perdas inflacionárias. Neste contexto, o aumento linear decidido pelo governo de Ibaneis Rocha – 6% ao ano ao longo deste ano, de 2024 e 2025 – é um acinte, representando a institucionalização das disparidades salariais no Distrito Federal.

As demandas da categoria, pela reposição das perdas, contra a superlotação de salas, pela contratação de professores(as) efetivos(as) e construção de escolas, são justas e correspondem ao anseio da sociedade por uma educação pública de qualidade. A greve é um direito da categoria docente, seja do ensino básico, seja do superior. Toda tentativa de criminalizar este direito deve ser repudiada.

A Direção da ADUnB-S.Sind reafirma seu apoio e solidariedade às(aos) professoras(es) e orientadoras(es) educacionais do DF e ao seu direito constitucional de greve.

Professores(as) e orientadores(as) educacionais do DF realizarão assembleia geral nesta quinta-feira (11), às 9h30, no estacionamento da Funarte. A atividade discutirá as próximas ações da greve iniciada no dia 4 de maio. Nossas vitórias só serão materializadas com uma greve forte, com a participação e a união da nossa categoria.

Clique aqui e confira a nota na íntegra.