Após assembleia, Hélvia reconhece necessidade de reajuste da categoria

Em entrevista ao Correio Braziliense um dia após a assembleia da categoria, a secretária de Educação do Distrito Federal reconheceu que os vencimentos da categoria estão defasados. Em conversa com o programa CB Poder, Hélvia declarou que o governo já estuda o reajuste de professores(as) e orientadores(as) educacionais.

Hélvia anunciou que a decisão sobre o reajuste aguarda a conclusão dos resultados do Grupo de Trabalho entre o Sinpro e a Secretaria de Fazenda, que trabalha no plano de cargos e salários: “estou aguardando estudarem o projeto e ver o que é possível, se agora ou no segundo semestre (…) conceder algum reajuste para as nossas categorias, que realmente estão defasadas.”

A secretária Hélvia se equivocou. O grupo de trabalho entre o Sinpro e a Secretaria de Orçamento (ainda) não existe. No momento, a Secretaria de Orçamento estuda os impactos do reajuste da categoria sobre o orçamento do Distrito Federal.

Quando essa etapa de estudos estiver concluída, o resultado será apresentado do governador e ao sindicato, e então deverá ser criado o Grupo de Trabalho, reunindo Sinpro e as secretarias de Educação e Orçamento do Distrito Federal.

O Sinpro já solicitou com a máxima urgência a retomada das negociações com o (agora reempossado) governador Ibaneis Rocha sobre o reajuste da categoria, e aguardamos os estudos sobre os impactos financeiros.

A declaração de Hélvia é resultado e consequência direta da Assembleia da categoria ocorrida na última terça-feira, em que professores(as) e orientadores(as) educacionais compareceram em peso ao estacionamento da Funarte para exigir reestruturação de carreira.

Quanto maior o comparecimento da categoria às assembleias, maior é a pressão sobre o GDF.

Continuamos com nossa mobilização intensa e ininterrupta para que o governo do Distrito Federal entenda a importância do cumprimento das metas do Plano Distrital de Educação, cuja vigência vence daqui a dois anos, e muito pouco avançou.

Fique atento(a) ao nossos Calendário de Mobilizações!