Confira o TV Sinpro que abordou o Dia Internacional dos Povos Indígenas

O TV Sinpro debateu na última quarta-feira (10) a importância dos povos indígenas para a história brasileira, sua influência na cultura do Brasil, suas lutas e todos os retrocessos impostos pelo governo de Jair Bolsonaro. Participaram do programa, que marcou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, os diretores do sindicato Raimundo Kamir e Joana Darc, além do professor e conselheiro de cultura do município de Rio Branco, no Acre, Daniel Iberê Guarani.

Desde o início do governo Bolsonaro, o desrespeito aos povos originários é gritante. Elencando alguns exemplos, temos a perspectiva nula da demarcação de terras no atual governo, o que gera problemas crônicos para os indígenas; a tramitação, no Congresso, do PL 490, que prevê a revisão do usufruto exclusivo das terras pelos indígenas, previsto na Constituição; o desmonte da Funai, o que fragiliza ainda mais a situação destes povos; a drástica destruição da Amazônia, fato que atinge diretamente os povos originários; além do desmatamento e da retirada de riquezas vegetais e minerais de forma criminosa.

Para o professor e diretor do Sinpro, Raimundo Kamir, a comunidade indígena vive um momento crítico, de total desrespeito. “Este é um bom momento para pensarmos: o que temos para comemorar? Se analisarmos um pequeno retrato de como é a situação dos povos originários no Brasil, chegamos à conclusão que é uma situação dramática, sobretudo no governo Bolsonaro. Estamos vemos instituições completamente abandonadas, desvirtuadas, como é o caso da Funai, vemos cada vez mais o desmatamento da Amazônia e um desrespeito completo com os indígenas”, salienta Kamir.

A diretora Joana Darc lembra que proteger os povos ancestrais é pensar no futuro. “É fundamental, neste momento, lutar pelos povos indígenas. É preservar nós mesmos, principalmente porque são estes povos que cuidam da Amazônia. O interesse imperialista está entrando em cheio no nosso território e temos que encontrar meios, um caminho para proteger a Amazônia e os indígenas”.

Confira o programa completo no vídeo abaixo: