Servidores da Funai realizam ato em protesto pelo assassinato de Bruno e Dom

Servidores(as) da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizam um Ato Nacional de Greve nessa quinta-feira (23), a partir das 10h, nas unidades da Funai espalhadas por todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (Funai Sede, CRs, CTLs, FPEs e MI). A atividade é um protesto pelo assassinato bárbaro do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Durante o ato será exigida a identificação e responsabilização de todos os culpados, além da saída imediata do Presidente da Funai, Marcelo Xavier, que vem promovendo uma gestão anti-indígena e anti-indigenista na instituição. “Nós, servidoras e servidores da Funai, mobilizados nacionalmente e representados por nossas entidades, convocamos a todas(os) para estarem conosco no Ato Nacional de Greve”, informou a fundação Indigenistas Associados (INA).

Na última segunda feira (13), em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), a INA divulgou um dossiê onde acusa a Funai da implementação da política anti-indigenista, marcada pela não demarcação de territórios, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ainda de acordo com a fundação, a Funai promove perseguição a servidores e lideranças indígenas, militarizou os cargos estratégicos, promove o esvaziamento de quadros da entidade e do orçamento, além de assédio institucional, alinhamento com a agenda ruralista e omissões na esfera judicial.

Servidores(as) da Funai ouvidos sob condição de anonimato afirmaram que a falta de recursos é, hoje, um dos maiores obstáculos para a atuação do órgão, o que inclusive dificultou as operações de busca de Bruno Pereira e Dom Phillips.