3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Hoje é o dia daquele conceito que é tão caro ao Estado Democrático de Direito, e que parece cada dia mais distante num país tomado pela distopia dos tempos de Fake News: a Liberdade de Imprensa.

Capa do Jornal do Brasil em 13/12/1968, driblando a censura para noticiar o AI-5.

No dia 13 de dezembro de 1968, o Jornal do Brasil conseguiu furar a censura ferrenha de um militar que estava presente na redação do jornal, para evitar que a população fosse adequadamente informada sobre o pior dia para os direitos civis da História do Brasil: o boletim meteorológico, publicado na capa, entrou para a história da liberdade de imprensa no Brasil.

Uma imprensa que faz de tudo para não fugir à sua missão de informar a população brasileira precisará, neste complicado ano eleitoral, fazer valer todo o seu trabalho, seu empenho e sua missão de levar a todos os brasileiros informação correta, adequada, e que conduza a sociedade pelo e para o caminho da democracia.

Mais que nunca, a sociedade brasileira precisará da informação confiável, verificada e universalmente acessível para preservar a democracia e o estado democrático de direito, e contribuir para a construção de sociedades fortes e resilientes.

A sociedade brasileira deve fazer de tudo ao seu alcance para apoiar a liberdade, a independência e a diversidade da imprensa. Nesse sentido, o jornalismo livre e independente é um é aliado no combate à desinformação, e a informação deve ser tratada como um bem público para todos que salva vidas.