EC SRIA FICA | Mobilização garante que escola não seja extinta

A Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Guará, nesta quarta-feira (23/2), informou à gestão da Escola Classe SRIA que a unidade não será extinta. O anúncio foi feito após ampla mobilização do corpo docente da escola, do Sinpro-DF e de pais, mães e responsáveis dos estudantes.

A permanência da EC SRIA foi confirmada também à diretoria do Sinpro-DF, pelo coordenador do CRE Guará. Entretanto, até agora, não há publicação de documento que registre a mudança.

“Eu gostaria de agradecer ao Sindicato dos Professores e à comunidade escolar que, empenhada, recebeu a notícia de que a Escola Classe SRIA permanecerá onde está. Uma escola com mais de 43 anos de história, que continuará atendendo os alunos da comunidade próxima, SOF Sul, Estrutural, SIA e Setor de Chácaras”, disse em vídeo o gestor da EC SRIA, Luiz Alberto Ferreira Lima.

“Assim que soube da possibilidade de extinção, o gestor da Escola Classe SRIA chamou o Sinpro-DF para ser orientado de como proceder. De imediato, fomos à escola, orientamos que o gestor comunicasse o corpo docente e as famílias dos estudantes e também tomamos providências junto ao Ministério Público e à Câmara Legislativa. Felizmente a EC SRIA fica! O que mostra que lutar sempre vale à pena”, avalia a dirigente do Sinpro-DF Presilina Spindola

A EC SRIA, que fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), atende 215 estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano, muitas delas em vulnerabilidade socioeconômica. No início do ano letivo, a unidade escolar foi informada de que outros 284 estudantes deveriam se matricular na unidade. Entretanto, não há espaço para abrigar novos alunos. Pelo menos 160 deles já realizaram matrícula, e estão sem aula desde o dia 14 de fevereiro.

Como alternativa, foi cogitada a reforma do espaço unidade III da Secretaria de Educação do DF, que fica ao lado da EC SRIA, mas a reforma não foi aprovada pelo governo.

Sem qualquer debate, a solução dada foi extinguir a EC SRIA e levar todos os estudantes, atuais e novatos, para um outro espaço: um prédio privado, localizado no Guará 2, alugado por R$ 75 mil ao mês.

Com a manutenção da EC SRIA, será criada uma nova escola no prédio do Guará 2, que vai atender o excedente de estudantes antes direcionados à SRIA, além de outros da região.