Sinpro realiza caminhada pela paz

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) e a Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Santa Maria  convidam os coordenadores(as) regionais, professores(as), orientadores(a) educacionais e toda a comunidade escolar de Santa Maria e entorno a participarem de uma caminhada pela paz, que acontecerá neste  domingo (5).  A concentração é a partir das 9h, em frente ao Santa Maria Shopping.

A mobilização acontece, infelizmente, após mais um episódio de violência nas escolas. Na última terça-feira (30), o professor Júlio César Barroso de Sousa, 41, foi brutalmente assassinado por um aluno enquanto lecionava no Colégio Estadual Céu Azul, em Valparaíso de Goiás.

A diretoria colegiada do Sinpro orienta que todos e todas vistam-se de preto, em sinal de paz e em protesto contra esse terrível crime, mais um exemplo da violência e intolerância vivenciada no ambiente escolar.

Além de enfrentarem o desafio diário de lecionar em escolas sem estrutura e sem investimento do governo na Educação, os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais muitas vezes vivenciam uma rotina de desrespeito, ameaças, agressões verbais e físicas. Infelizmente, esta é a realidade vivenciada em muitos estados e a tendência é aumentar se não houver um investimento imediato na educação e na valorização dos professores e professoras do Brasil e no fortalecimento do batalhão escolar.

O Sinpro acredita que a escola é um espaço de diálogo e construção coletiva e que o investimento em segurança pública e nas escolas deve ser geral e não seletivo, como no caso da militarização das escolas públicas do DF, por exemplo, em que existe um investimento em segurança em apenas em algumas unidades, enquanto outras 678 escolas ficam à mercê dos recursos insuficientes destinados ao ensino público.

Vivemos em um país marcado pela cultura do ódio e da intolerância e somente a educação será capaz de reverter essa situação. Nos solidarizamos ao professor Júlio César e reafirmamos o compromisso da diretoria do Sinpro-DF na luta constante em defesa dos direitos e pelo fim da violência nas escolas.