3ª Mostra de Dança entre as Escolas Parque celebra a arte e a formação humana

A dança, como expressão de desenvolvimento individual e coletivo, foi celebrada na 3ª edição da Mostra de Dança entre as Escolas Parque. O evento foi realizado na última sexta-feira (31/10) e reuniu as escolas de natureza especial de Brasília, que compartilharam experiências artísticas, processos criativos e aprendizados construídos ao longo do ano letivo.
“Esse evento é um ato tanto artístico quanto político”, disse Laryssa Mota, uma das organizadoras da mostra. Para ela, é essencial o reconhecimento da dança como disciplina fundamental para a formação humana dos educandos.
A 3ª Mostra de Dança entre as Escolas Parque contou com a participação de professores(as) de dança, teatro, música, educação física e artes visuais. O objetivo da iniciativa, desde a primeira edição, é fortalecer a dança nos currículos das escolas parque e demais unidades de ensino que compõem a Secretaria de Educação do DF.
A dança, presente nos conteúdos das escolas parque desde a criação da capital federal, foi descrita no Plano de Construções Escolares de Brasília (1960-1961) como parte de um sistema educacional inovador, articulado ao plano urbanístico da cidade.
Idealizado por Anísio Teixeira, o projeto deixou marcas profundas na educação do DF e ainda hoje inspira a organização curricular. Entretanto, a dança segue em busca de maior espaço e reconhecimento nos currículos escolares, além da necessidade de ter seu valor formativo compreendido pela comunidade escolar.
