21 de setembro | Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro desde o início dos anos 80 por iniciativa dos movimentos pelos direitos das pessoas com deficiência. Em 2005, a data foi oficializada pelo presidente Lula.
Essa é uma data de reivindicar igualdade, de combater o capacitismo e de refletir muito para construir um mundo onde todos possam se inserir livremente, do seu jeito, com as suas características. As cidades, o mundo do trabalho, as oportunidades, a educação e as relações humanas devem estar abertas e disponíveis para todas as pessoas, independentemente se ela tem uma deficiência ou não.
No Brasil, marcos importantes das conquistas são a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei de Cotas. Para o movimento sindical, a Lei de Cotas tem um significado especial, porque se trata de uma elaboração coletiva que interfere na organização do trabalho. Ela precisa estar em permanente atualização e aprimoramento, e sua aplicação precisa ser monitorada, para que efetivamente aconteça.
No que se refere à educação, é obrigação do Estado oferecer ensino de qualidade 100% acessível para toda criança ou adolescente com deficiência, seja qual for sua condição. Para isso, são necessários profissionais de educação qualificados, valorizados e preparados para esse atendimento. É necessário que a escola disponha de espaços acessíveis e que as salas de recurso estejam adequadamente equipadas para receber esses estudantes.
Para garantir o direito das crianças e jovens com deficiência, é necessário investimento em educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Essa é uma bandeira que o Sinpro levanta e que tem reforçado ainda mais!
MATÉRIAS EM LIBRAS