1º Festival de Capoeira Inclusiva valoriza o esporte e a diversidade

O Distrito Federal receberá, de 9 a 12 de outubro, o 1º Festival de Capoeira Inclusiva. O evento, que é realizado no Taguaparque, em Taguatinga, tem como objetivo valorizar a força cultural da luta e reforçar a inclusão como um de seus pilares centrais.

Com entrada gratuita, o festival será aberto com o lançamento do livro “Memórias de um Mestre”, de mestre Paulão, que também é um dos participantes do evento. A programação vai além dos tradicionais torneios e inclui formações, apresentações, oficinas e workshops, reunindo professores, estudantes, crianças e adolescentes da rede pública de ensino em uma intensa programação diversificada.

 

Práticas pedagógicas

Além das apresentações, na quinta-feira (9/10) professores(as) das redes pública e privada poderão participar de curso de capacitação em práticas pedagógicas inclusivas, além de aulas experimentais e vivências musicais com instrumentos da capoeira.

Já na sexta-feira (10/10), o protagonismo será das crianças com deficiência da rede pública de ensino, que participarão de um torneio adaptado.

No sábado (11/10) a programação estará aberta a crianças e adolescentes da rede pública, que poderão participar de competições de capoeira, com mestres e instrutores conduzindo as rodas.

No domingo (12/10), Dia das Crianças, o festival abrirá a roda para todas as crianças.

 

Patrimônio cultural imaterial da humanidade

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, música e jogo. Criada no Brasil por africanos escravizados e seus descendentes, principalmente entre os séculos XVI e XIX, ela surgiu como uma forma de resistência física e cultural, disfarçando a luta em dança para que os senhores de engenho não a proibissem.

Mais que uma competição esportiva, o 1º Festival de Capoeira Inclusiva traz atenção especial às pessoas com deficiência, reforçando o poder da capoeira como ferramenta de inclusão social.

 

Serviço

1º Festival de Capoeira Inclusiva do DF

Data: 9 a 12 de outubro de 2025

Local: Taguaparque, atrás do teatro do Taguaparque (Estrada Parque Contorno, Taguatinga)

Entrada: Gratuita

 

Edição: Vanessa Galassi