O Sindicato

O movimento sindical
Os sindicatos surgem, inicialmente, como entidades que têm o objetivo de organizar os trabalhadores na luta por reivindicações econômicas, como por melhores salários, melhores condições de trabalho e de vida. Evidentemente, a luta começa pelo salário, mas a atividade sindical não se limita a isso. O sindicato procura melhorar as condições gerais de trabalho, defendendo a estabilidade no emprego contra as demissões arbitrárias, os direitos de quem trabalha em condições de insalubridade, a segurança na máquina, para que os operários não sejam mutilados por acidentes, e defendendo a classe contra os abusos da polícia e da injustiça dos patrões.
Enfim, os sindicatos procuram defender nossa classe nesta sociedade baseada na exploração do homem pelo homem, lutando pela superação da sociedade capitalista e de qualquer forma de organização social que leve à dominação. Quando falamos de sindicato, estamos nos referindo aos próprios trabalhadores organizados. E é nesta luta sindical do dia-a-dia que os trabalhadores adquirem experiência e consciência de classe, ficam conhecendo a sua própria força e conquistam confiança para defirir o seu próprio futuro. Nossa história começa com um grupo de professores cansados de esperar a melhoria da qualidade de trabalho dos professores no Distrito Federal, resolvem fundar a APEMB – Associação dos professores do Ensino Médio de Brasília.
História
O Sindicato dos Professores no DF foi fundado em 14 de março de 1979. Seu embrião foi a Associação Profissional dos Professores do DF. A gestão do Sindicato é colegiada, formada por treze secretarias. Representou até outubro de 2005 os professores das escolas públicas e privadas, ano em que foi fundado o sindicato exclusivo dos educadores das escolas particulares. Atualmente possui cerca de 32 mil filiados, entre professores e orientadores da ativa e aposentados da Secretaria de Educação do DF.
Estatuto
Caderno de Formação, n° 1 – História do sindicalismo / Sinpro-DF
Caderno de Formação, n° 2 – Sobre o sindicato, direção colegiada e suas instâncias de base