Pós-graduação do Sinpro

 

Processo de seleção: Turmas 2012/2013

Atenção alunos de pós do PLANO PILOTO: ler texto do professor George França, disponibilizado nesta página na 9ª disciplina.

Resultado geral

Gabarito

Relação dos selecionados – 1ªChamada

Relação dos selecionados – 2ª Chamada – Taguatinga

Relação dos selecionados – 2ª Chamada – Plano Piloto

Relação dos Selecionados 3ª Chamada – Plano Piloto

 

1ª Disciplina:Estado e Políticas Públicas: globalização, neoliberalismo e educação

Professor: Adão Francisco de Oliveira

 

Plano de Curso – Estado e políticas públicas

Texto 1 – ESTADO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

Texto 2 – ESTADO E PODER POLÍTICO EM MARX

Texto 3 – CONCEPÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Texto 4 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Texto 5 – GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO

2ª Disciplina:Psicologia da Educação I: crise escolar

Professora: Márcia Cristina B. F. Abreu

 

Plano de Curso – Psicologia da Educação I

Texto 1: Diversidade Cultural

Diversidade Cultural

Texto 2: Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo

Texto 3: Democracia e Gestão Escolar

Texto 4: Magistério e sofrimento psíquico: contribuição para uma leitura psicanalítica da escola

Texto 5: Educação e Inclusão: Projeto Moral ou Ético

Texto 6: Afetividade e sucesso escolar

A violência escolar e a crise da autoridade docente

Educação e Psicanálise

Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar

Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença

Educação e multiculturalismo

3ª Disciplina: Psicologia da Educação II: Educação Especial

Professora: Olga Freitas

 SOBRE PRINCÍPIOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NA ÁREA DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO NAS ESCOLAS

A ESPECIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO ESCOLAR

TERMINOLOGIA SOBRE DEFICIÊNCIA NA ERA DA INCLUSÃO

NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: DA INTEGRAÇÃO À INCLUSÃO – PARTE 1

NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: DA INTEGRAÇÃO À INCLUSÃO – PARTE 2

4ª Disciplina: Gestão Democrática da Escola: fundamentos

Professora: Raquel Alves de Carvalho

PLANO DE ENSINO GESTÃO

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIROS: A INTENÇÃO E O GESTO

 A EDUCAÇÃO, A POLÍTICA E A ADMINISTRAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO DIRETOR DE ESCOLA

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

GESTÃO ESCOLAR: CONCEITOS, PRÁTICAS E EXPECTATIVAS

A REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: PRECARIZAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO

A CARREIRA E A GESTÃO DA ESCOLA  – VALORIZAÇÃO E DEMOCRACIA

EDUCAÇÃO: GESTÃO ESCOLAR E TEMAS CONTEMPORÂNEOS

A UTOPIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

5ª Disciplina: Políticas Educacionais, Movimento Sindical e Organização Social

Professor: Ubiratan Francisco de Oliveira

ESTADO, POLÍTICAS E EDUCAÇÃO

O SINDICALISMO DOCENTE E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA DO CPERS/SINDICATO

SINDICATO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA ENTRE O PRAGMATISMO DO POSSÍVEL, E A UTOPIA DO MUNDO TRANSFORMADO

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

6ª Disciplina: Educação e Diversidade: gênero, raça/etnia e homoafetividade

Professor: Adão Francisco de Oliveira

PLANO DE CURSO

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

DIVERSIDADE DE GÊNERO

A PRIMEIRA GRANDE VITORIA DO DIREITO HOMOAFETIVO

7ª Disciplina: Educação e Diversidade: gênero, raça/etnia e homoafetividade

Professor: José Wilson R. de Melo

ATIVIDADE DISTÂNICA

CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL

EDUCAÇÃO ESCOLAR CULTURA

HOMOAFETIVIDADE ESCOLA

IGUALDADE GÊNERO CAPITAL

PAPEL DA ESCOLA NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO

PRECONCEITO RACISMO BRASIL

UNESCO DUSDC

8ª Disciplina: Metodologia de Pesquisa

Professor: Márcio Antônio da Silveira

APOSTILA METODOLOGIA

 

9ª Disciplina: Introdução às tecnologias educacionais

Professor: George França

A GERAÇÃO Z E O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO

ENTRE O SIMPLES E O COMPLEXO: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO ENSINO BÁSICO

IMPACTOS INICIAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E GESTORES PARA O USO DO LAPTOP

 O USO DO LAPTOP NA SALA DE AULA: UMA NOVA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/12870940

http://www.youtube.com/watch?v=LyrrPqsgGRA&feature=related

10ª Disciplina: Metodologia do Ensino Superior

Professor: José Wilson R. de Melo

PLANO DE DISCIPLINA

ATIVIDADE À DISTÂNCIA

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: CENÁRIO, AVANÇOS E CONTRADIÇÕES

A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 2

O PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REALIDADE,COMPLEXIDADE E POSSIBILIDADES

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DILEMAS CONTEMPORÂNEOS

11ª Disciplina: Seminário Integrador

Professor: Idemar Vizolli

PLANO DE ENSINO

 

Para saber mais, clique aqui