Pós-graduação do Sinpro


 

Processo de seleção: Turmas 2012/2013

Atenção alunos de pós do PLANO PILOTO: ler texto do professor George França, disponibilizado nesta página na 9ª disciplina.

Resultado geral
Gabarito
Relação dos selecionados – 1ªChamada
Relação dos selecionados – 2ª Chamada – Taguatinga
Relação dos selecionados – 2ª Chamada – Plano Piloto
Relação dos Selecionados 3ª Chamada – Plano Piloto
 

1ª Disciplina:Estado e Políticas Públicas: globalização, neoliberalismo e educação

Professor: Adão Francisco de Oliveira

 
Plano de Curso – Estado e políticas públicas
Texto 1 – ESTADO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Texto 2 – ESTADO E PODER POLÍTICO EM MARX
Texto 3 – CONCEPÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Texto 4 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Texto 5 – GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO

2ª Disciplina:Psicologia da Educação I: crise escolar

Professora: Márcia Cristina B. F. Abreu

 
Plano de Curso – Psicologia da Educação I
Texto 1: Diversidade Cultural
Diversidade Cultural
Texto 2: Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo
Texto 3: Democracia e Gestão Escolar
Texto 4: Magistério e sofrimento psíquico: contribuição para uma leitura psicanalítica da escola
Texto 5: Educação e Inclusão: Projeto Moral ou Ético
Texto 6: Afetividade e sucesso escolar
A violência escolar e a crise da autoridade docente
Educação e Psicanálise
Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar
Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença
Educação e multiculturalismo

3ª Disciplina: Psicologia da Educação II: Educação Especial

Professora: Olga Freitas

 SOBRE PRINCÍPIOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NA ÁREA DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO NAS ESCOLAS
A ESPECIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO ESCOLAR
TERMINOLOGIA SOBRE DEFICIÊNCIA NA ERA DA INCLUSÃO
NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: DA INTEGRAÇÃO À INCLUSÃO – PARTE 1
NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: DA INTEGRAÇÃO À INCLUSÃO – PARTE 2

4ª Disciplina: Gestão Democrática da Escola: fundamentos

Professora: Raquel Alves de Carvalho

PLANO DE ENSINO GESTÃO
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIROS: A INTENÇÃO E O GESTO
 A EDUCAÇÃO, A POLÍTICA E A ADMINISTRAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO DIRETOR DE ESCOLA
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR: CONCEITOS, PRÁTICAS E EXPECTATIVAS
A REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: PRECARIZAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO
A CARREIRA E A GESTÃO DA ESCOLA  – VALORIZAÇÃO E DEMOCRACIA
EDUCAÇÃO: GESTÃO ESCOLAR E TEMAS CONTEMPORÂNEOS
A UTOPIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

5ª Disciplina: Políticas Educacionais, Movimento Sindical e Organização Social

Professor: Ubiratan Francisco de Oliveira

ESTADO, POLÍTICAS E EDUCAÇÃO
O SINDICALISMO DOCENTE E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA DO CPERS/SINDICATO
SINDICATO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA ENTRE O PRAGMATISMO DO POSSÍVEL, E A UTOPIA DO MUNDO TRANSFORMADO
VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

6ª Disciplina: Educação e Diversidade: gênero, raça/etnia e homoafetividade

Professor: Adão Francisco de Oliveira

PLANO DE CURSO
DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS
DIVERSIDADE DE GÊNERO
A PRIMEIRA GRANDE VITORIA DO DIREITO HOMOAFETIVO

7ª Disciplina: Educação e Diversidade: gênero, raça/etnia e homoafetividade

Professor: José Wilson R. de Melo

ATIVIDADE DISTÂNICA
CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR CULTURA
HOMOAFETIVIDADE ESCOLA
IGUALDADE GÊNERO CAPITAL
PAPEL DA ESCOLA NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO
PRECONCEITO RACISMO BRASIL
UNESCO DUSDC

8ª Disciplina: Metodologia de Pesquisa

Professor: Márcio Antônio da Silveira

APOSTILA METODOLOGIA
 

9ª Disciplina: Introdução às tecnologias educacionais

Professor: George França

A GERAÇÃO Z E O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
ENTRE O SIMPLES E O COMPLEXO: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO ENSINO BÁSICO
IMPACTOS INICIAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E GESTORES PARA O USO DO LAPTOP
 O USO DO LAPTOP NA SALA DE AULA: UMA NOVA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/12870940
http://www.youtube.com/watch?v=LyrrPqsgGRA&feature=related

10ª Disciplina: Metodologia do Ensino Superior

Professor: José Wilson R. de Melo

PLANO DE DISCIPLINA
ATIVIDADE À DISTÂNCIA
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: CENÁRIO, AVANÇOS E CONTRADIÇÕES
A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 2
O PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REALIDADE,COMPLEXIDADE E POSSIBILIDADES
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DILEMAS CONTEMPORÂNEOS

11ª Disciplina: Seminário Integrador

Professor: Idemar Vizolli

PLANO DE ENSINO
 

Para saber mais, clique aqui