Estudantes de Santa Maria se mobilizam em defesa da criação da Universidade do DF

Estudantes secundaristas de Santa Maria decidiram se mobilizar em defesa da criação da Universidade Distrital do DF e de melhorias na educação. Na manhã desta sexta-feira, dia 23, eles promovem uma caminhada, a partir das 8 horas, saindo do Centro de Ensino Médio (CEM) 417 em direção à Regional de Ensino de Santa Maria, no Caic Norte, onde realizarão um ato. Participam da manifestação alunas e alunos dos CEMs 417, 404 e 310 daquela região administrativa.
Além da construção da Universidade, a mobilização, organizada pelos Grêmios Estudantis, tem como objetivo reivindicar: cobertura das quadras nas escolas de ensino médio; ativação dos laboratórios de Química, Física e Informática; e, passe-livre de ônibus irrestrito e ilimitado. “Não queremos o passe apenas para ir e voltar da escola. Queremos também para ir ao cinema, ao teatro. Afinal, educação não é só na escola”, disse o vice-presidente do Grêmio do CEM 404, Yuri de Albuquerque.
A manifestação dos estudantes secundaristas de Santa Maria é a segunda que ocorre em defesa da criação da Universidade Distrital do DF e de melhorias na educação. A primeira foi promovida pelos estudantes do Gama, em outubro. A Campanha “Universidade Distrital Já!” foi lançada oficialmente no dia 6 de setembro pelo Sinpro-DF em parceria com a CUT, o SAE e as entidades estudantis. O Distrito Federal é única Unidade da Federação que não possui uma universidade e há procura crescente por vagas em cursos superiores.