Eleições nas Escolas: resultado final

A Gestão Democrática voltou às escolas públicas do Distrito Federal após 15 anos de reivindicação desse direito pela categoria! As trabalhadoras e trabalhadores do DF, os estudantes e pais de estudantes da Rede de Ensino do DF participaram, no último dia 22 de agosto, de uma aula de cidadania: escolheram os gestores das escolas públicas, bem como escolheram os membros do Conselho Escolar.
A participação pode ser avaliada de várias formas. Muitas escolas apresentaram apenas uma única candidatura de chapa, ainda assim a participação e mobilização foi grande. Mais de 250 mil pesssoas comparecerem para votar, 20 vezes mais do que o comparecimento no modelo da gestão compartilhada. Sem dúvida um grande passo para iniciar a discussão da qualidade de ensino com a sociedade. O quorum foi alcançado em todas as escolas! A Ceilândia se destacou, com mais de 40 mil comparecendo para votar.
Unanimidade e divergências de opiniões marcaram a decisão em algumas escolas.  Escolas com candidatos em duas ou mais chapas disputaram com seus projetos o voto dos colegas e da comunidade escolar. Esse foi caso da  E.C. 12 de Taguatinga, onde o voto da comunidade decidiu a eleição.
Em escolas de chapa única a dificuldade foi maior. A necessidade de obter o SIM nos dois conjuntos fizeram com que os candidatos se esforçassem no convencimento junto aos colegas de trabalho e junto aos pais e estudantes.
Com isso, em apenas cinco das mais de 500 escolas com chapa única o SIM não prevaleceu. Em algumas escolas houve unanimidade entre os conjuntos M.A.T e P.R.E. sendo a direção eleita com 100% dos votos, por total aclamação. Foi o caso das escolas: E.C. Monjolo, E.C. Jibóia, Jardim de Infância da 108 Sul e CEM Júlia Kubitschek.
Apenas 15 escolas da rede não tiveram eleições para as direções de escolas, além de outras 3 escolas novas. Elas terão as eleições marcadas nos próximos dias, com data provável de realização no dia 5 de dezembro.
O resultado final, proclamado pela Comissão Eleitoral Central – C.E.C. –, ainda pode sofrer alterações de recursos feitos junto ao Secretário de Educação, que está analisando algumas solicitações, sendo o caso do CED 123 de Samambaia, da EC 108 da Samambaia, do CED Vale do Amanhecer e da EC 06 de Brazlândia que aguardam a última instância de recurso.
No caso da EC 06 de Brazlândia, está se discutindo a aplicação ou não da fórmula da paridade na situação de chapa única, pois a escola teve como resultado um NÃO no M.A.T. e busca um entendimento diferente do orientado pela C.E.C. Caso consiga,  o efeito deverá ser aplicado em outras 4 escolas que tiveram o NÃO em seus resultados: CEI 1 Paranoá (não no M.A.T.), CEF Mestre D’Armas (não no M.A.T), CEF 17 de Taguatinga (não no M.A.T.) e CEF 02 do Guará (não no P.R.E.). Já a E.C. 06 do Guará e o CAIC H.R. em Samambaia tiveram anuladas as eleições por erros no procedimento eleitoral (recursos já analisados em última instância). O CEF 02 da Estrutural que teve a eleição anulada pela C.E.C. conseguiu reverter a decisão junto ao Secretário de Educação, última instância recursal, sendo homologado o resultado.
A eleição direta não garante sozinha que a gestão seja democrática, mas estabelece parâmetros e instrumentos de participação que fortalecem a democracia nas escolas públicas. A eleição estabeleceu quem são as/os diretoras/es e quem comporá o Conselho Escolar. A lei 4.751/2012 propõe outros instrumentos de participação e controle social, a saber: o Conselho de Classe, o Conselho de Educação do DF, o Fórum Distrital de Educação, a Conferência Distrital de Educação, a Assembléia Geral Escolar e o grêmio estudantil.
As trabalhadoras e trabalhadores e toda a comunidade escolar esperam agora do GDF os investimentos para a Educação Pública de Qualidade, sem os quais, os mecanismos de democratização da educação serão ineficazes. O segundo passo é investir!
Confira o quadro de participação por regional e abaixo clique para saber os resultados por escola:

Resultado Definitivo das Eleições CRE Brazlândia

Resultado Definitivo das Eleições CRE Ceilândia

Resultado Definitivo das Eleições CRE PP Cruzeiro

Resultado Definitivo das Eleições CRE Gama

 Resultado Definitivo das Eleições CRE Guará

Resultado Definitivo das Eleições CRE Sobradinho

Resultado Definitivo das Eleições CRE São Sebastião

Resultado Definitivo das Eleições CRE Santa Maria

Resultado Definitivo das Eleições CRE Samambaia

Resultado Definitivo das Eleições CRE Recanto das Emas

Resultado Definitivo das Eleições CRE Taguatinga

Resultado Definitivo das Eleições CRE Planaltina

Resultado Definitivo das Eleições CRE Paranoá

Resultado Definitivo das Eleições CRE Núcleo Bandeirante