Programa Alternativo 2012

24 de março de 2012 – Superação é o destaque do Programa Alternativo deste sábado (24)
O Festival Recreativo de Ceilândia (FREC) é um dos destaques do Programa Alternativo deste sábado (17). Desenvolvido pelo Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia, o projeto oferece aos alunos atividades esportivas, recreativas e lúdicas como forma de interação e integração. “O retorno é muito bom porque os alunos têm possibilidade de interagir e ter contato com outros alunos. Isto trabalha os valores e faz com que eles superem barreiras”, analisa a coordenador Joelma Oliveira.
Vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=QAwN2qrSSmc]
17 de março de 2012 – IV Semana África Brasil no Programa Alternativo
O Programa Alternativo deste sábado (17) vai abordar a cultura africana. A IV Semana África Brasil, projeto realizado pelo Centro de Ensino Fundamental 412 de Samambaia, ganhará destaque e mostrará um pouco de música, dança e desfile da beleza negra.
Vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=EkjBaxGxHyo]
10 de março de 2012 – Projeto “Quem conta um conto” é destaque no Programa Alternativo
O Programa Alternativo deste sábado (10) apresenta o sarau literário “Quem conta um conto”. O projeto pedagógico do Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia realiza um trabalho com os alunos do CEM, e no final apresenta uma exposição das versões que os estudantes escreveram com base em grandes clássicos da literatura brasileira.
O Programa, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 13h15, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.
Vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=U7oP79rQhe0]
3 de março de 2012 – Projeto Dançarte no Programa Alternativo
O Projeto Dançarte, desenvolvido pelo Centro de Ensino Especial 01 de Samambaia, é uma das atrações do Programa Alternativo deste sábado (03). Criado em 2010 o projeto trabalha com artes cênicas e dança, introduzindo os alunos no mundo das artes. Segundo uma das coordenadoras, professora Sônia Maria Ramalho, um dos objetivos é dar autonomia, inclusão social e elevar a autoestima dos estudantes. “Este projeto ajuda no desenvolvimento escolar e muitos alunos estão entrando no mercado de trabalho devido à melhora deles na comunicação. Vemos melhorias em várias áreas, tanto no ambiente escolar quanto no próprio convívio dos alunos junto à sociedade”, salienta.
Vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=FuxqLNfQeE8]
25 de fevereiro de 2012 – “Africanidade: a cor do zumbido” é destaque do Programa Alternativo
O projeto Africanidade: a cor do zumbido, desenvolvido pela Escola Classe 02 de Ceilândia, é um dos destaques do Programa Alternativo deste sábado (25). Segundo a coordenadora da escola, Fátima Almeida de Moraes, o projeto tem como finalidade levar os alunos ao convívio de outras culturas. “A cada ano escolhemos um tema para trabalhar com os alunos. Abordamos a cultura africana e indígena, e isto é muito importante porque leva os alunos a conhecerem coisas novas e com um olhar diferenciado”, comenta.
Vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=JS5foYuiM-k]
18 de fevereiro de 2012 – Programa Alternativo mostra a mistura da arte com a reciclagem
A união da história da arte com a reciclagem ganha destaque no Programa Alternativo deste sábado (18). Sob a orientação da professora Helia Cristina Xavier, alunos do Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (CESAS) reproduzem obras de arte em faixas, reutilizando o material após apresentação. “Este projeto é muito importante porque apresenta a história da arte aos alunos. Outro ponto de destaque é a reciclagem, já que as faixas são reutilizadas logo após serem mostradas à população”, comenta a professora, complementando que algumas das faixas são vendidas.
Vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=WbcC9ePT7dA]
11 de fevereiro de 2012 – XV Mostra Cultural e Científica no Programa Alternativo
Um projeto desenvolvido por alunos e professores do CEMAB de Taguatinga é um dos destaques do Programa Alternativo deste sábado (11). A partir da escolha de um tema, alunos e alunas realizam uma vasta pesquisa e posteriormente apresentam os trabalhos, onde os melhores participam da mostra cultural, que é o desfecho do projeto. “Isto é importante porque introduz os alunos na pesquisa e apresenta um universo fora do ambiente escolar”, analisa a professora de geografia, Maria Solange de Souza.
Vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=k4AOHqiC5NI]
04 de fevereiro de 2012 – Programa Alternativo mostra Confecção de Máscaras Africanas
O projeto Confecção de Máscaras Africanas, desenvolvido pelo Centro de Ensino Fundamental Myriam Ervilha, será um dos destaques do Programa Alternativo deste sábado (04).
Vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=sin2FQWruzQ]
28 de janeiro de 2012: Teatro inclusivo: “A Porquinha do rabo esticadinho” (CEE de Sobradinho)
21 de janeiro de 2012: Peça Teatral “A Sereiazinha” (Escola Classe 114 sul)
14 de janeiro de 2012: Escolas de Samambaia
07 de janeiro de 2012: Eu Danço (CEE 01 de Brasília)