Plano Distrital de Educação

O processo de construção do Plano Distrital de Educação seguiu os parâmetros estabelecidos pelo PNE. Depois de debates nas escolas e plenárias nas cidades de todo o DF, a Conferência Distrital de Educação aconteceu em maio de 2014. Lá, cerca de 400 delegados e delegadas, representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, aprovaram o texto final do Plano.
Cumprido esse procedimento, o PDE seguiu para a Câmara Legislativa do DF, onde foi aprovado em junho de 2015 – com prejuízo dos recortes de gênero e diversidade que o PDE antes contemplava. O Governador Rodrigo Rollemberg, entretanto, sancionou o Plano vetando 42 estratégias. Os vetos foram questionados pelo Conselho de Educação do DF e em breve serão apreciados pela Câmara Legislativa.
Depois de intensos debates públicos, é inadmissível que haja vetos a um Plano construído por toda a sociedade do DF. O Sinpro-DF, ao lado das demais entidades integrantes do Fórum Distrital de Educação, tem dialogado com os deputados e deputadas distritais para que sejam derrubados todos os vetos.
O PDE é um plano decenal, que será desenvolvido ao longo de três governos, e traz concepções e metas muito importantes. A nós, professores(as) e orientadores(as), cabe cobrar dos governos e gestores que o Plano Distrital de Educação seja implementado adequadamente para mudar para melhor a educação no Distrito Federal.
Avançar