Obra literária propõe nova possibilidade de trabalho com as artes
Uma possibilidade diferente de trabalho no campo das artes tem sido a proposta da professora Marina Marcondes Machado para a Educação Infantil. Na obra ‘Para as crianças de agora – uma perspectiva artístico-existencial’, a arte deixa de ser “uma linguagem” para tornar-se “um lugar para habitar”.
O livro escrito pela professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi inscrito no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), focado na Educação Infantil. A iniciativa do MEC distribui gratuitamente materiais como livros, jogos e outros recursos pedagógicos para as escolas públicas, visando melhorar o ensino e a leitura, apoiando a BNCC e o desenvolvimento profissional dos professores.
Marina Marcondes constrói esse pensamento desde 2010, ao publicar o artigo “A criança é performer”, no qual afirma que as crianças precisam de espaço: espaço para brincar, espaço para conhecer seus corpos, espaço para música e teatro sem ensaios de apresentações – o que implica em teatralidade e musicalidade cotidianas – e espaço para sair das mesinhas escolares, trabalhando a plasticidade do chão, das paredes e de murais, do teto e de varais, bem como o importante contato com os elementos da natureza, mesmo nos menores locais urbanos (creches e escolas).
O livro estimula uma “poética própria” por parte do(a) educador(a); seu pensamento e ação conecta com a necessidade de professores-artistas-pesquisadores, inclusive na lida com crianças muito pequenas.
