TV Sinpro desta quarta (16) lembra encontro dos orientadores educacionais

O Encontro Formativo e Comemorativo das Orientadoras e dos Orientadores Educacionais será tema do TV Sinpro desta quarta-feira (16/4). A partir das 19h, a TV Comunitária de Brasília  (Canal 12 na NET) transmitirá os melhores momentos do encontro, realizado na Chácara do Sinpro, em 13 de dezembro de 2024. Haverá retransmissão pelo canal do Sinpro no YouTube.

A última edição do Encontro Formativo e Comemorativo das Orientadoras e dos Orientadores Educacionais  apresentou os resultados da pesquisa sobre saúde mental nas escolas públicas do DF, realizada pela Clínica do Trabalho do Sinpro. O objetivo foi traçar um desenho sobre saúde mental e mediação de resolução de conflitos, com foco na orientação educacional. A psicóloga e pesquisadora do Núcleo de Trabalho e Linguagem na Universidade de Brasília (UnB), Luciane Kozicz, palestrou sobre o tema.

O evento ainda teve na programação palestra sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição que garante o direito à aposentadoria especial para orientadores(as) educacionais (PEC 573/2006), com a deputada federal Erika Kokay.

A parlamentar é relatora da proposta que, com a pressão do Sinpro, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados no dia 12 de novembro de 2024, após 18 anos na Casa legislativa.

“A aprovação da PEC 573/2006 na CCJ é fruto da nossa luta, organizada por um sindicato forte, e da nossa unidade. Mas ainda temos um caminho a ser percorrido até que a aposentadoria especial para orientadores e orientadoras educacionais seja lei”, avalia o diretor do Sinpro Luciano Matos.

O diretor do Sindicato Chicão Alves lembra que as nomeações de orientadores(as) educacionais também são resultado da luta e da unidade da categoria do magistério público. “Esse é um ponto essencial para a qualidade da educação pública, embora o número de nomeações ainda não seja suficiente para cobrir a demanda da rede pública de ensino do DF.”

Luciano Matos e Chicão Alves ainda ressaltam que, além de informativo e formativo, o Encontro das Orientadoras e dos Orientadores Educacionais teve como objetivo estreitar os laços de amizade entre os(as) trabalhadores(as) e ampliar a sintonia para fazer a luta.