Convoca Já | Sinpro lança calendário de lutas com Comissão de Aprovados

A campanha do Sinpro Convoca Já! apresenta novo calendário de lutas, com ações previstas para o mês de maio. Entre as iniciativas, estão faixaços em frente ao Palácio do Buriti, além de participação nas assembleias regionais e na assembleia geral dia 27 de maio, com indicativo de greve e paralisação. (Veja o calendário completo abaixo).

O objetivo das ações é intensificar a pressão sobre o governo do Distrito Federal, pela convocação dos(as) professores(as) que lutam pela efetivação e pela prorrogação da validade do concurso público do magistério de 2022, com vencimento no dia 27 de julho.

O calendário foi construído em reunião realizada pelo Sinpro com os aprovados, e as ações serão realizadas em conjunto com a Comissão de Aprovados do concurso.

No encontro, realizado no mês de abril, o grupo deliberou ainda a representação de denúncias em órgãos de controle, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público, sobre a carência de profissionais da rede pública de educação do DF.

“Essas ações marcam a intensificação da mobilização do Sinpro e dos aprovados pela imediata convocação. Não é possível pensar em valorização da educação e de seus servidores com tantos profissionais fora da carreira. Nomear é valorizar”, disse a diretora do Sinpro Ana Bonina. 

 

Veja o calendário de lutas para o mês de maio

15/05 – Faixaço em frente ao Palácio do Buriti, 8h e 14h

22/05 – Assembleias regionais, 9h e 14h

27/05 – Assembleia geral com indicativo de greve e paralisação, 9h, na Funarte

 

 

Convocação, uma luta do Sinpro

A imediata convocação de todos(as) os(as) aprovados(as) no último concurso do magistério é uma luta do Sinpro e integra as reivindicações da Campanha Salarial 19,8%, rumo à meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!. O sindicato segue cobrando celeridade da Secretaria de Educação (SEEDF) em relação ao tema.

A partir da luta do Sinpro em torno da pauta, dois processos que tratam de possíveis nomeações tramitam no Sistema Eletrônicos de Informação (SEI). Um deles diz respeito às nomeações tornadas sem efeito na última convocação, em dezembro de 2024. O documento prevê, até maio deste ano, 99 nomeações: sendo 58 professores(as) e 14 orientadores(as).

O segundo processo trata da possibilidade de nomeação até julho deste ano. Segundo a Comissão de Negociação do Sinpro, o processo encontra-se na Secretaria de Economia, para autorização.

O GDF alega que, para dar prosseguimento à demanda, aguarda certidão do Tribunal de Contas sobre o limite prudencial ─ que trata do limite das despesas com pessoal.

“Seguiremos em luta, pressionando o GDF para que as nomeações ocorram. Já temos previsão orçamentária, um banco de aprovados aguardando apenas uma ‘canetada’. O que falta é vontade política do governo Ibaneis/Celina”, reforçou a diretora do Sinpro Ana Bonina.