Conheça o processo eleitoral do Sinpro
Filiados e filiadas do Sindicato dos Professores no Distrito Federal vão às urnas nos próximos dias 28 e 29 de maio, para escolher membros da diretoria e Conselho Fiscal do Sinpro. Trata-se de um dos processos eleitorais mais importantes do DF, depois da votação para Governador e Deputados distritais. O Estatuto do Sinpro prevê eleições a cada três anos. Este processo eleitoral que ocorre em 2025 vai eleger respresentantes para o triênio 2025-2028 e, assim como todas as eleições da história de 46 anos do Sindicato, trata-se de um processo democrático, seguro, transparente e tranquilo.
Nas eleições para a diretoria que estará à frente do sindicato no 2025-2028, professores (as) e orientadores(as) educacionais da rede pública do DF contarão com 204 urnas, das quais 74 fixas e 130 itinerantes, mais de 600 mesários e outros tantos fiscais, como explica este vídeo preparado pela Comissão Eleitoral.
A Comissão Eleitoral, inclusive, é formada por representantes da base da categoria. Cada chapa indica um representante para compor essa comissão, que toma decisões de forma coletiva. As chapas também indicam mesários e fiscais para todas as etapas de votação e apuração.
As urnas ficam guardadas em locais com câmeras ao vivo. A apuração também é filmada, e todo o processo é acompanhado por fiscais.
Pode votar nas eleições do Sinpro quem for filiado(a) há mais de 6 meses e estiver em dia com a mensalidade. Basta apresentar documento com foto ou a carteirinha do Sinpro.
As eleições acontecem nos dias 28 e 29 de maio (quarta e quinta-feiras).
Saiba mais sobre as eleições neste link https://x.gd/1bNLp.
MATÉRIAS EM LIBRAS