Campanha Salarial | Em estado de greve, categoria realiza assembleia geral com paralisação dia 23
Professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal têm novo encontro marcado para dia 23 de abril. A partir das 9h, no estacionamento da Funarte, a categoria se reunirá em assembleia geral com paralisação. Em estado de greve, os(as) educadores(as) darão seguimento às ações de fortalecimento da Campanha Salarial 19,8% rumo à Meta 17 – pela reestruturação da carreira já!.
A união e a mobilização da categoria resultaram na consolidação do processo de negociação com o governo para avançar na campanha salarial do magistério público. O pontapé inicial foi dado durante a primeira assembleia do ano, realizada dia 27 de março, quando a comissão de negociação do Sinpro foi chamada para reunião com representantes da Secretaria de Educação e Secretaria de Economia. Durante o encontro, os representantes do governo se comprometeram a colocar a Educação no orçamento do GDF.
O Sinpro afirma que é fundamental que a categoria se mantenha unida pela reestruturação da carreira e pelo reajuste de 19,8%, rumo à Meta 17 do PDE (Plano Distrital de Educação). O sindicato ainda lembra que, ao longo do tempo, a reestruturação da carreira vem se mostrando um mecanismo eficaz para ampliar os direitos dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais.
>> Leia também: Reestruturação da carreira é estratégica na campanha salarial; veja o ponto a ponto
É preciso avançar
Ao longo do mês de abril, o Sinpro estará nas cidades para debater com a sociedade os motivos da campanha salarial, que levam à valorização da categoria do magistério.
A ação está no Calendário de Lutas aprovado pela categoria. No cronograma, ainda estão reuniões com gestores(as) e delegados(as) sindicais, audiência pública na Câmara Legislativa e outras atividades.
Edição: Vanessa Galassi
MATÉRIAS EM LIBRAS